Ao longo deste sábado, 9 de julho, o calor não vai dar tréguas em Portugal. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas vão superar os 30º ou até os 40º, em determinadas zonas do país. Há distritos em risco.

Enquanto em Lisboa, Braga e Beja está previsto que os termómetros atinjam os 40º, para Évora o IPMA prevê 41º e para Santarém 42º, a temperatura mais alta de todo o país. Faro não vai superar os 35º e Viana do Castelo os 32º, pelo que são os únicos distritos sem alerta.

A melhor forma de terminar um dia de praia é com um sunset — e estes vestidos são perfeitos para a ocasião
A melhor forma de terminar um dia de praia é com um sunset — e estes vestidos são perfeitos para a ocasião
Ver artigo

Os restantes 16 encontram-se em aviso laranja, que significa, para o IPMA, uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", tal como relembra o "Correio da Manhã". Também as Regiões Montanhosas da Madeira estão sob aviso laranja. Na escala destes avisos, o vermelho é o mais grave.

As mínimas deverão ficar entre os 16 e os 25º no continente, os 17 e os 18º nos Açores e os 18 e os 20º na Madeira (cuja temperatura máxima será de 27º). O céu por todo o continente deverá estar pouco nublado ou até limpo. Já nos Açores, estará muito nublado e admitem a possibilidade de aguaceiros