Apesar de a situação de contingência em Portugal se manter até domingo, 17 de julho, parece que as temperaturas vão finalmente começar a baixar. Depois de dias de calor extremo e de muitos incêndios, o verão vai manter-se, mas não tão forte como tem sido nos últimos tempos.
O distrito de Bragança encontra-se, este sábado, 16 de julho, sob aviso vermelho, o mais grave na escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Outros sete distritos (Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Évora e Portalegre) estão sob aviso laranja.
Os restantes distritos de Portugal continental ficam-se pelo aviso amarelo, exceto Faro, que está a verde. No domingo, já não existirão avisos vermelhos e os verdes começarão a surgir mais por todo o País, consoante avança a "SIC Notícias" acerca da descida das temperaturas.
A onda de calor vai manter-se no fim de semana e vai sentir-se mais no interior do País. Porém, no litoral norte e centro, as temperaturas vão começar a baixar. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, este calor extremo resultou num excesso de mortalidade entre os dias 7 e 13 de julho, salienta a "SIC Notícias".