Depois de alguns dias em que o tempo parece andar meio indeciso, já que ora faz chuva ora faz sol, a próxima semana vai ser bem mais quente. Com as temperaturas a subir, nada melhor do que aproveitar o início de maio com passeios à beira-mar e jantares entre amigos na esplanada mais próxima, o que, acredite, vai ser possível. No entanto, há que passar um obstáculo primeiro: o fim de semana.
No sábado, 4 de abril, e segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo não vai estar muito agradável. Nas regiões norte e centro o céu vai estar geralmente muito nublado, e alguns períodos de chuva mais intensa vão existir, especialmente no Minho e no Douro Litoral. As temperaturas mais baixas, de 2ºC, vão ser sentidas tanto em Castelo Branco como na Guarda, sendo que as mais altas estão reservadas para Faro e Santarém, 25ºC.
Já o Porto vai ter chuva e aguaceiros durante todo o dia de sábado, com as temperaturas a rondar entre os 14ºC e os 17ºC. A capital portuguesa parece escapar, já que a chuva apenas se irá sentir até à zona de Leiria, e a temperatura máxima será de 21ºC. A mínima contará com 13ºC.
A região sul contará com céu nublado e a chuva volta a aparecer nos Açores, onde a máxima será de 21ºC em Horta e a mínima de 16ºC em todas as ilhas. O arquipélago da Madeira vai ser brindado com sol, e com temperaturas entre os 23ºC e os 16ºC.
No domingo Dia da Mãe, 5 de maio, as temperaturas vão continuar as mesmas. O céu vai estar muito nublado e apenas diminuirá durante a tarde na região sul do País, pelo que as celebrações poderão ter de ser passadas em casa. Santarém é o distrito que vai sentir mais calor, com 23ºC, seguido de Beja, Évora e Faro, com 22ºC. Em Lisboa, apesar de as temperaturas rondarem os 15ºC e os 20ºC, existe a probabilidade de precipitação durante a tarde. No Porto, a chuva vai durar todo o dia.
No entanto, a partir de terça-feira, 7 de maio, as temperaturas começam a subir. Apesar de o IPMA ainda não ter previsões mais detalhadas, na segunda-feira o céu ainda estará um pouco nublado, com Lisboa a não conseguir mais do que 20ºC de máxima e o Porto mais do que 18ºC. Faro é o distrito com mais calor, com 24ºC, e Braga, Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu terão mínimas de 8ºC. Mas a partir de terça-feira, tudo muda.
O sol vai voltar a brilhar em todo o País, para dar as boas vindas ao quinto mês do ano. Lisboa terá uma máxima de 25ºC, enquanto que o Porto contará com 20ºC e Faro com 24ºC, e a temperatura máxima mais alta será de 27ºC em Beja, o que será um autêntico dia de calor nesta região do Alentejo.
Guarda vai marcar 19ºC de máxima. Ainda assim, mais calor chegará a estes distritos na quarta-feira, 8, sendo que em alguns a temperatura máxima será mesmo de 30ºC.
Lisboa, até ao final da semana, terá sempre temperaturas máximas a rondar os 26ºC e os 29ºC, e o Porto os 22ºC e os 25ºC. A região norte do País irá sentir um calor mais ameno, já que as temperaturas serão mais baixas do que no centro e no sul, como acontece geralmente. No entanto, há exceções: Braga, por exemplo, até ao final da semana, terá temperaturas entre os 27ºC e os 29ºC.
Santarém vai ser onde se vai sentir mais calor durante a semana que se aproxima, já que a temperatura máxima mais baixa - sim, mais baixa - sentida vai ser de 30ºC. A mais alta, será de 32ºC, e Évora não fica atrás, com a temperatura mais alta a ser 31ºC até ao final da semana. Já algumas ilhas dos Arquipélagos não se vão livrar da chuva, que vai ser sentida maioritariamente nos Açores. Ainda assim, as temperaturas vão rondar os 15ºC e os 22ºC, enquanto que a Madeira não poderá dizer o mesmo, com mínimas de 7ºC e máximas de 23ºC.