Tanto se pediu o sol e o calor que São Pedro ouviu - e até demais, na verdade. As temperaturas para o final desta semana, que vai contar com um fim de semana prolongado graças ao feriado de quinta-feira, 15 de agosto, vão estar ao rubro com vários distritos sob aviso amarelo. E nem as ilhas escapam.

A precisar de óculos de sol? Estes 12 modelos com pinta estão com desconto (e começam nos 19,50€)
A precisar de óculos de sol? Estes 12 modelos com pinta estão com desconto (e começam nos 19,50€)
Ver artigo

E sim, até domingo, 18 de agosto, pode contar com muito protetor solar na cara e um leque na mão cada vez que sair de casa - o que, na verdade, vai ser preciso também para a semana que aí vem, já que o calor vai continuar a ser o protagonista até ao final do mês de agosto.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é a partir do feriado que as elevadas temperaturas vão começar a ser sentidas, com a temperatura máxima mais baixa a ser de 28ºC em Viana do Castelo. O resto do País vai contar com máximas entre os 30ºC e os 39ºC, sendo que Santarém, Setúbal, Évora e Beja são os distritos que vão chegar quase aos 40ºC. 

A partir de Coimbra e Castelo Branco, todos os distritos vão estar sob aviso amarelo, tanto no litoral como no interior. Isto perfaz 10 distritos, mais as nove ilhas do Arquipélago dos Açores, que também se encontram sob aviso a partir de quinta-feira, com temperaturas entre os 22ºC e os 30ºC. Já a Madeira terá mínimas de 21ºC e máximas de 26ºC e, voltando a Portugal Continental, a capital vai contar com temperaturas entre os 19ºC e os 35ºC, enquanto que o Porto terá entre os 17ºC e os 30ºC.

Na sexta-feira, dia 16 de agosto, o aviso sobe também para o norte do País, com Guarda, Bragança e Vila Real a fazer parte da lista. As temperaturas não vão baixar e, em alguns distritos, vão até subir, com Évora, Beja, Setúbal e Santarém a chegarem mesmo aos 40ºC e aos 41ºC. Lisboa vai subir até aos 37ºC, Porto até aos 31ºC, e nenhuma zona do País vai ter temperaturas máximas abaixo dos 30ºC. Nem a zona norte, que tem tendência a ser mais fresca que o centro e o sul, vai ter descanso neste fim de semana prolongado. No entanto, as temperaturas mínimas vão rondar os 15ºC e os 22ºC, portanto há esperança para as madrugadas - pode ser que não esteja assim tanto calor. 

Já no sábado, 17, há uma ligeira descida das temperaturas máximas em alguns distritos, como em Aveiro, que chega apenas aos 24ºC, e a cidade do Porto e Viana do Castelo, com 26ºC de máxima. Ainda assim, o resto do País vai contar com muito calor, com os distritos do interior a chegarem novamente aos 40ºC, sendo que Beja, Castelo Branco, Évora e Portalegre continuam sob aviso amarelo. As temperaturas no resto dos distritos vão rondar os 29ºC e os 37ºC, com a capital portuguesa a chegar aos 32ºC de máxima. As mínimas continuam nos 20ºC e os Arquipélagos vão ter temperaturas a chegar aos 29ºC, mas com o céu nublado e possíveis aguaceiros.

E não, o último dia da semana não vai ser poupado - há mais sol e calor para se apanhar no domingo, 18 de agosto, sendo que o IPMA prevê que as temperaturas apenas baixem a partir da próxima quinta-feira, 22. Neste dia, já nenhum distrito estará sob aviso amarelo (pelo menos pelas previsões feitas até agora), mas o termómetro não vai descer, com alguns distritos do interior, nomeadamente Castelo Branco e Évora, a passarem os 40ºC. O norte do País vai continuar a surpreender com as temperaturas quentes, com a cidade do Porto a chegar aos 28ºC e Braga a ficar com o primeiro lugar do pódio, com 34ºC, enquanto que Faro vai banhar os turistas e os portugueses que estão de férias com temperaturas entre os 23ºC e os 35ºC. Já Lisboa contará com máximas de 30ºC.