O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, tanto no dia 26 de dezembro, a seguir ao Natal, como no dia 2 de janeiro, depois da passagem de ano. Mas nem todos vão poder usufruir desta medida.
Estão excluídos desta tolerância "os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente", assim como informa a "CNN Portugal".
A tolerância de ponto surge já que "é tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício e de ano novo tendo em vista a realização de reuniões familiares", mas também tendo em conta "a prática que tem sido seguida ao longo dos anos".
Esta será aplicada aos "serviços públicos não essenciais". "É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos", esclarece uma nota do gabinete do primeiro-ministro.