A vacinação de todas as pessoas com 18 anos ou mais vai começar dentro de 15 dias. A garantia foi dada esta quarta-feira, 23 de junho, pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, responsável pela equipa de trabalhos que aplica o plano de vacinação contra a COVID-19 no País.

O arranque da vacinação de todas as pessoas nesta faixa etária vai começar a 4 de julho. "Dentro de duas semanas, vamos ter todas as faixas etárias em processo de vacinação", anunciou o Gouveia e Melo, na sua intervenção no parlamento, segundo cita o jornal "Observador". Na mesma intervenção, o militar explicou ainda que o facto de cada vacinação implicar um período de recobro de 30 minutos leva a que seja "impraticável ou, pelo menos, muito difícil" que a vacinação seja feita em farmácias ou em locais de drive-through (dentro dos veículos).

Variante Delta já representa 70% dos casos de infeção em Lisboa e Vale do Tejo
Variante Delta já representa 70% dos casos de infeção em Lisboa e Vale do Tejo
Ver artigo

Em cima da mesa poderá estar a possibilidade de se recorrer aos hospitais para acelerar o velocidade de vacinação se o ritmo em vigor deixar de ser o desejável. No entanto, Henrique Gouveia e Melo diz que esta é uma proposta que se deverá a evitar com o intuito de não sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde.

A informação de que a vacinação aos maiores de 18 anos será aberta já em julho surge na mesma altura em que se sabe que a variante Delta, identificada na Índia, representa já 70% dos casos de infeção em Lisboa e Vale do Tejo.

No concelho de Lisboa, no entanto, a prevalência está acima de 70%. No norte do País, 20% dos casos estão associados à variante em questão.