A vacinação no Queimódromo do Porto foi esta quinta-feira, 12 de agosto, suspensa pelo grupo de trabalho responsável pela vacinação por haver suspeitas de uma falha na cadeia de frio durante o processo de distribuição das doses.

Estão a ser desenvolvidas vacinas em spray nasal. Especialistas dizem ser ainda mais eficazes
Estão a ser desenvolvidas vacinas em spray nasal. Especialistas dizem ser ainda mais eficazes
Ver artigo

A decisão foi tomada para "averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor", informou a task force em comunicado, citada pelo jornal "Público", acrescentando que vai ser solicitada uma investigação à Inspecção-Geral das Actividades de Saúde.

"Dadas as características das vacinas contra a COVID-19, não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes. O Infarmed está a acompanhar a situação. Na eventualidade de existir alguma suspeita de reação adversa, esta deve ser comunicada através do Portal RAM", lê-se ainda na nota, cita o "Diário de Notícias". 

Ainda assim, a task force informa que os utentes que foram vacinados esta terça-feira, 10 de agosto, e quarta-feira, 11, vão ser contactados pelas entidades de saúde, até à próxima semana, para "monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas".

Quanto aos agendamentos previstos para este centro de vacinação, estes serão reagendados para outros centros nas proximidades.