A Polícia Judiciária deteve a endocrinologista Graça Vargas, suspeita de ter emitido milhares de receitas de medicamentos destinados ao tratamento da diabetes, como Ozempic, Victoza e Trulicity, a pessoas sem diagnóstico da doença. O objetivo seria permitir que estes utentes obtivessem comparticipação pública apenas para fins de emagrecimento.

Akon foi detido pela polícia. Descubra a razão que fez com que o cantor fosse para a esquadra
Akon foi detido pela polícia. Descubra a razão que fez com que o cantor fosse para a esquadra
Ver artigo

A operação, conduzida pelo DIAP Regional do Porto, incluiu buscas ao consultório da médica e em várias entidades associadas ao caso. Segundo a investigação, Graça Vargas declarava falsamente que os utentes eram diabéticos, garantindo-lhes acesso a medicamentos cujo custo é em grande parte suportado pelo Serviço Nacional de Saúde. Entre 2012 e 2023, as prescrições da médica ultrapassam 9,7 milhões de euros, revelou a "CNN Portugal".

As autoridades identificam-na como a maior prescritora nacional deste tipo de medicamentos, responsável por mais de 5,2 milhões de euros em comparticipações do Estado, correspondentes a quase 66 mil embalagens dispensadas a 1.914 utentes. Deste total, 57% não teria qualquer indicação clínica para estes medicamentos.

Em 2022, Graça Vargas terá prescrito mais de 804 mil euros em Victoza, Trulicity e Ozempic. Já nos primeiros dois meses de 2025, as comparticipações atribuídas às suas receitas somavam 72.856€, período em que terá emitido 506 receitas de Ozempic.

A investigação aponta também para o envolvimento de uma segunda médica, de um advogado e de uma clínica. As autoridades realizaram as buscas a um escritório de advogados, a um estabelecimento de saúde e a duas empresas, localizadas em Albufeira e no Funchal, além de gabinetes de contabilidade em Santa Maria da Feira e Lousada.

A Polícia Judiciária confirmou que os suspeitos poderão ter causado ao Estado um prejuízo que pode atingir três milhões de euros através de comparticipações fraudulentas.