No total, são 13 os distritos de Portugal continental que, esta segunda-feira, 19 de outubro, vão estar sob aviso laranja devido à chegada de chuva forte, vento e trovoada decorrente da depressão Bárbara. O aviso laranja vai ser acionado às 18 horas, mas, até lá, todos os distritos de Portugal continental estarão sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os efeitos da depressão Bárbara deverão começar a sentir-se já a partir da tarde desta segunda-feira com um agravamento exponencial do estado do tempo até ao final do dia seguinte. Além da agitação marítima, espera-se também chuva forte e um aumento da intensidade do vento — com rajadas que poderão chegar até aos 130 quilómetros por hora nas terras altas, avança a Agência Lusa citada pelo jornal "Expresso".
Os distritos a estar sob aviso laranja entre as 18 horas de segunda-feira e as três da manhã de terça-feira são Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branca, Leiria, Santarém e Lisboa. Devido à previsão de mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já lançou um alerta para que a população evite comportamentos de risco — evitando, especialmente, a aproximação ao mar.
O aviso laranja estende-se também à Madeira devido à previsão de precipitação forte que poderá ser acompanhada de trovoada até às 9 horas desta segunda-feira, mas espera-se vento com rajadas até 130 quilómetros por hora.
A chegada da Depressão Bárbara, no entanto, marca o arranque de uma semana que se espera chuvosa, fria e ventosa. De norte a sul do País são esperados aguaceiros durante toda a semana, com a chuva a abrandar apenas no próximo sábado, 24 de outubro.
Quanto a temperaturas, Lisboa não vai passar de máximas de 20 graus a partir de terça-feira e até sábado. Já o Porto fica pelos 19 graus de máxima, mas não se vai livrar da chuva nem no próximo fim de semana, com as previsões a apontarem ocorrência de aguaceiros até domingo, 25 de outubro.
No sul do País, em Faro, as máximas oscilam entre os 20 e os 22 graus, e também no Algarve a chuva vai ser persistente, pelo menos até à próxima quinta-feira.