Os fenómenos são difíceis de explicar e a verdade é que, sem se perceber muito bem como, "Emily in Paris" tornou-se numa das séries mais populares do catálogo da Netflix em Portugal. A história foca-se na figura de Emily, uma jovem americana e irreverente que, entusiasmada com uma oportunidade de trabalho, acaba por se mudar para Paris. É aí que se vê a braços não só com uma adaptação difícil à cultura europeia, mas também ao facto de, quase ironicamente, ficar sem namorado naquela que é considerada uma das cidades mais românticas do mundo.
Depois de os dez episódios da primeira temporada terem sido disponibilizados de uma vez a 2 de outubro, provavelmente já se estará a perguntar quando haverá uma nova temporada da série.
Temos boas e más notícias. Vamos explicar: um bocadinho à semelhança do que aconteceu com séries anteriores muito populares, é quase certo que, devido à adesão do público, a Netflix decida encomendar pelo menos mais uma temporada de "Emily in Paris". Mas ainda não há anuncio oficial.
Por isso, e assumindo que já despachou a primeira temporada, vasculhamos o catálogo das várias plataformas de streaming em Portugal para encontrar algumas séries que, de alguma forma, se possam assemelhar à história da mais recente série-sensação da Netflix. E a primeira sugestão é óbvia, é verdade, mas impossível de não ser feita — uma vez que é da mente de, X, o mesmo criador de "Emily in Paris".
Falamos, claro, de "O Sexo e a Cidade" cuja história acompanha Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha, o quarteto que não se esquece, tanto que não é raro para os fãs verem e reverem todas as temporadas agora inteiramente disponíveis de forma imediata, e legal, na HBO.
Foi e ainda é um fenómeno: há os cosmopolitans e os eventos-sempre-super-in, os looks incríveis, dilemas transversais a homens e mulheres, sem esquecer as questões relacionadas com o sexo feminino que persistem até hoje, ainda que a série remonte aos já mais distantes anos 90. A sério: se não vê a série há muito tempo, reveja o primeiro episódio. Vai ver que é do mais atual que há.
Mas para compensar a sugestão mais do que fácil, temos outra sobre uma série que passou despercebida em Portugal. Chama-se "Sally4Ever" e é sobre Sally, que vive numa relação monótona com David há dez anos. Quando, finalmente, considera deixá-lo, ele pede-a em casamento. Incapaz de lhe partir o coração, aceita, mas um encontro no metro com uma atriz talentosa e carismática promete mudar a sua vida até então aborrecida.
É que Emma, a atriz, desperta sensações que Sally há muito não sentia e as duas assumem um caso louco repleto de excessos e de sexo. Mas Emma revela-se uma pessoa instável e sem filtros, o suficiente para que Sally se veja a reconsiderar as escolhas que tomou. Tal como Emily, Sally é uma mulher dividida entre as aparências e o que verdadeiramente sente e, só por isso, vale a pena espreitar. Está na HBO, mas há mais.
Mostramos-lhe as 7 melhores séries para quem já viu a primeira temporada de "Emily in Paris" e quer matar saudades da série sensação da Netflix.