O batom é um clássico incontornável da maquilhagem. Os lábios vermelhos são, desde sempre, associados à sensualidade, e este produto consegue ser suficiente para termos um look mais cuidado. Mesmo que não tenhamos muito mais na cara além de creme hidratante e base, um batom faz automaticamente a diferença no visual.

Este produto icónico da maquilhagem existe desde a antiguidade, e são muitos os dados curiosos acerca do batom. Na Grécia Antiga, apenas as prostitutas usavam este cosmético, dado que as mulheres não usavam qualquer maquilhagem.

Já no Império Romano, o batom era sinónimo de status social e riqueza, e as pessoas usavam-no para evidenciar a classe a que pertenciam — até os homens.

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Avançando até ao século XX, a atriz Elizabeth Taylor era tão aficionada pelos seus lábios sempre pintados de vermelho, que exigia que mais ninguém nos cenários das filmagens usasse batom desta tonalidade. E no ano de 2010, apesar de as francesas serem as mulheres mais associadas a este produto de maquilhagem, as americanas usaram-no mais: 80% das mulheres nos Estados Unidos afirmaram usar batom, contra 70% das francesas.

Os lábios vermelhos eram a imagem de marca da atriz Elizabeth Taylor

Se é adepta deste clássico, existem muitas novidades das marcas acabadas de chegar às lojas para a nova estação. Dos tons mais clássicos, não esquecendo o vermelho, aos mais arrojados, com diferentes formulações, entre mates e líquidos, temos 15 sugestões de batons para apostar nos seus visuais.

E já que estamos a caminho dos meses mais frios do ano, não resistimos a deixar uma última curiosidade: sabia que os batons se vendem mais em dias chuvosos e cinzentos?

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