O verão tem muitas coisas boas, desde o calor aos petiscos nas esplanadas, os mergulhos no mar . Mas a par de tudo isto, a estação quente também pode trazer consequências negativas para a sua pele e cabelo. E se nunca nos cansamos de repetir que tem de usar protetor solar sempre que se expõe diretamente ao sol, também os seus fios carecem de atenção especial nesta época do ano.

Durante o verão, a queratina que temos no nosso cabelo (os fios possuem 95% deste componente) fica gasta devido às agressões externas, como a exposição solar, o sal da água do mar ou o cloro das piscinas, resultando num aspeto mais baço, seco e desidratado.

Acabou-se o cabelo palha: 7 sugestões de protetores para usar na praia
Acabou-se o cabelo palha: 7 sugestões de protetores para usar na praia
Ver artigo

Para reverter o cenário, deve apostar em gamas de cuidados capilares nutritivas, para além de colocar na sua mala de praia um protetor de cabelo para proteger os fios dos raios UV — mas existem outros cuidados que deve adotar na sua rotina de beleza. Conheça oito truques, partilhados pela marca de cuidados capilares Lazartigue num evento dedicado aos cuidados de verão, onde a MAGG marcou presença.

1. Não fique com sal ou cloro no cabelo. A seguir a mergulhar, seja na praia ou na piscina, passe sempre o cabelo por água doce. Se nas piscinas é mais fácil passar por um chuveiro rapidamente, o cenário é um pouco mais difícil na praia. Opte por levar uma garrafa de água cheia de casa e utilize-a para esse efeito.

2. O couro cabeludo também apanha escaldões. Sempre que estiver exposta diretamente ao sol, use chapéu ou boné para se proteger.

3. Esqueças as escovas. Para pentear o cabelo molhado, opte por pentes de dentes largos. Se não conseguir mesmo abdicar do uso da escova, prefira as de madeira.

4. Não apanhe o cabelo sem estar seco. Percebemos a lógica de sair do mar e prender o cabelo num rabo de cavalo ou fazer um coque mal amanhado para apanhar sol tranquilamente. Mas fazer penteados com o cabelo molhado, quando este está muito mais elástico, pode partir os seus fios.

5. Prefira banhos mornos. A seguir à exposição solar, evite tomar banhos muito quentes. Se conseguir, o ideal é que consiga tomar banho de água fria, mas os mornos já ajudam muito.

6. Evite secador ou placas. Este é um gesto que devia ser repetido o ano inteiro mas, principalmente no verão, estes acessórios de styling podem prejudicar ainda mais o seu cabelo. Aposte em produtos para estilizar o cabelo, como mousses ou cremes, que sejam adequadas a secar ao ar.

O sol é um dos maiores inimigos da pele. Cuide dela com estes 13 after-sun
O sol é um dos maiores inimigos da pele. Cuide dela com estes 13 after-sun
Ver artigo

7. As gamas de sol devem ser dedicadas aos cuidados. Por mais gamas dedicas ao verão que existam, o melhor é preferir produtos de sol apenas para os cuidados. Ou seja, enquanto pode comprar condicionadores, máscaras ou óleos da gama solar, escolha sempre um champô adequado às necessidades do seu couro cabeludo.

8. Aposte em óleos. Para nutrir o seu cabelo e recuperar o brilho, pode apostar em óleos nutritivos que possam ser aplicados em cabelo seco, e não apenas depois da lavagem. Para proteger os fios da exposição solar, pode aplicar o óleo antes de ir para a praia, em cabelo seco, e voltar a repetir a aplicação após o banho, já depois de regressar a casa. Existem vários no mercado com esta funcionalidade, como o Huile des Rêves, da Lazartigue (35€, à venda em farmácias e online). Outro truque para nutrir ainda mais o cabelo é colocar duas a três gotas de óleo na sua máscara.

oleo lazartigue
O Huile des Réves da Lazartigue tem um preço de venda ao público recomendado de 35€ créditos: Lazartigue