O ano começou há relativamente pouco tempo e ainda estamos a tentar arrancar como deve ser, mas o mundo não pára de girar – e o universo da beleza muito menos. Por isso mesmo, há marcas que já têm vindo a lançar produtos que prometem revolucionar as nossas rotinas de beleza em 2024 e há que estar a par de todos eles.

É o caso da Avène, cujas novidades ficámos a conhecer esta segunda-feira, 4 de março, no Único CCB, um restaurante no Centro Cultural de Belém, como o nome denuncia de imediato. E apesar de ter sido uma manhã regada a iguarias fenomenais, nem elas foram capazes de nos demover dos novos integrantes do repertório da marca francesa.

Às linhas conhecidas da marca, que há mais de três séculos tem desenvolvido produtos que fazem parte das rotinas de pessoas de todas as idades, foram acrescentados produtos. Aconteceu com a linha Cicalfate+, própria para reparar até as peles mais danificadas, com a Cleanance, para peles acneicas, que recebeu um sérum esfoliante (mais poderoso que o ácido salicílico, dizem-nos) e o Aqua Gel, de regresso depois de dois anos fora do mercado, e com a Hyaluron, que tem um novo creme de textura mais aquosa.

Novo creme reparador da Drunk Elephant (exclusivo Sephora) promete 24 horas de pele hidratada
Novo creme reparador da Drunk Elephant (exclusivo Sephora) promete 24 horas de pele hidratada
Ver artigo

Por outro lado, há novidades bem fresquinhas, que estão em linha com as tendências do momento. Estamos a falar da gama Vitamin Activ Cg, cuja protagonista é a vitamina C ultraotimizada – se não sabe o que é, não se preocupe, porque já lá vamos. Mas as novidades não se ficam por aqui.

A fórmula dos protetores solares faciais foi repensada e, skincare à parte, também há nova maquilhagem que vai poder integrar na sua nécessaire, embora estes produtos também venham de mãos dadas com princípios de tratamento. Veja as nossas novidades prediletas.

Olá, pele reparada (e sem manchas)

Depois do furor que foi o retinol, a vitamina C é o que está a dar no mundo da beleza atualmente. Quem tem por hábito usar este ativo sabe o quão eficaz pode ser no combate das manchas e linhas de expressão, além de dar mais luminosidade à tez. E porque a Avène está a par disso, lançou a linha Vitamin Activ Cg.

É composta por dois produtos, mas vamos começar por aquele que se assume como a estrela da gama, o Sérum Corretor Luminosidade, formulado com três ingredientes poderosos, do qual se destaca a vitamina Cg. Trocado por miúdos, é uma fórmula ultraotimizada do ativo convencional, pelo que promete resultados mais rápidos e eficazes, ao mesmo tempo que se assume como uma fórmula mais estável e anti-oxidante.

A este ingrediente junta-se a niacinamida, que vai ser responsável por regenerar a luminosidade da tez, e o bakuchiol, uma alternativa vegetal do retinol, responsável por pôr as rugas e linhas finas no lugar. Os efeitos prometem ser imediatos, segundo a marca, que acrescenta que a pele fica mais preenchida, uniforme e luminosa.

Para ajudar, há ainda um novo produto em que a vitamina Cg também é rainha, assim como a niacinamida – o Creme Luminosidade Intensa. Este hidratante vem reforçar e complementar a ação corretora do sérum, contribuindo para uma pele ainda mais aveludada, rejuvenescida e fresca.

Se precisar de uma mãozinha extra, o novo Sérum Reparação Intensa da gama Cicalfate+ estará aqui para ajudá-lo – e tem a promessa de reparar a barreira cutânea (a camada mais exterior e protetora da nossa pele, diga-se) num dia e de devolver a capacidade de autorreparação da mesma em três semanas.

Como? Graças aos componentes da fórmula, como o patenteado TRP regulin, que reduz a reatividade cutânea, a pró-vitamina B5, que reforça a capacidade de a pele se proteger contra organismos estranhos, e a água termal da Avène, que equilibra o microbioma. Trabalhando em conjunto, esta tríade promete deixar-lhe a pele suavizada, hidratada e reparada – e fazer com que esta aprenda a fazê-lo sozinha.

E até há nova maquilhagem

Nunca se diz que não a pestanas volumosas, sobrancelhas preenchidas, um olhar intensificado ou uma pele uniforme. E os novos produtos da Avène dão-lhe tudo isso, ao mesmo tempo que lhe cuidam dessas zonas do rosto – sim, porque não há looks de maquilhagem que sobrevivam se os cuidados forem escassos.

A começar pelas duas novas máscaras, a Alta Definição tem como objetivo alongar as pestanas em 24%, além de as separar, densificar e hidratar, fruto da sua fórmula enriquecida com glicerina hidratante. Já a Alta Tolerância é perfeita para quem prefere uma curvatura maior, fruto da escova de dupla face, que também surte um efeito separador. Ambas asseguram uma duração de 12 horas.

Se gosta de se maquilhar e não ter de fazer muitos passos, os novos lápis serão os seus melhores amigos – é que tanto podem ser usados para preencher as sobrancelhas, como para fazer um esfumado na pálpebra sem muito esforço. Além de pigmentos naturais e de ser enriquecida com óleo de rícino, conta com cera de carnaúba, que garante que o produto se fixe mais facilmente e dure até 12 horas onde quer que o aplique.

No que à pele diz respeito, o novo Creme Compacto Corretor da Tez chegou para levar a cabo uma revolução. Embora garanta fundir-se na perfeição com a pele, promete uma alta cobertura, graças ao facto de viabilizar a construção de camadas. O melhor de tudo? Conta com FPS 30, é resistente à água e é fácil de retirar. Por enquanto, só existem quatro tons, pelo que é de esperar que a marca aumente o repertório brevemente, tornando-a acessível a mais tons de pele.

Não se esqueça da fotoproteção

Será pedir muito protetores solares que tenham um filtro de concentração elevada, mas que fiquem invisíveis na pele? É uma missão difícil. Ou seja, quanto maior for o nível de proteção, mais difícil é de manipular o produto, fazendo com que ele mal se note. Mas parece que, para a Avène, não há impossíveis.

Há dois novos protetores da gama Ultra-Mat Fluido que sofreram mudanças na fórmula para que isso pudesse acontecer. É o caso do Mat Invisível, que, agora com uma textura ultra ligeira, passa a ter um FPS de 50 (ao contrário do anterior 50+) – mas nem por isso a proteção de ultralargo espetro e a hidratação ficam comprometidas, dizem-nos.

Quanto ao Mat Perfect, a versão com cor do anterior, a textura também foi melhorada, mas o FPS mantém-se. Este conta com um pigmento que se adapta a todos os tipos de pele e mune-se do filtro patenteado TriAsorB, que protege contra os raios UV e a luz visível de alta energia. Além disso, promete deixar os poros refinados e ser antipoluição – é preciso pedir mais que isto?