Estamos a viver numa era em que tutoriais de maquilhagem inundam as redes sociais. De vídeos longos no Youtube a explicações com pouco mais de um minuto no TikTok, aprender a fazer um eyeliner arrojado ou um esfumado espampanante nunca foi tão fácil. Mas e quem não tem mesmo jeito nenhum para a coisa? Vai ter de gastar rios de dinheiro em maquilhadores profissionais? A partir de agora, não. É porque há uma marca inovadora que está prestes a vir mudar o paradigma.

Estamos a falar da BÆBE MAKEUP EXPRESS, que deu o pontapé de saída no Estoril Open, com os convidados deste evento desportivo a poderem experimentar em primeira mão tudo o que a marca tem para oferecer. No entanto, estes serviços milagrosos estão quase a tornar-se acessíveis ao público, no geral: o primeiro espaço físico tem abertura marcada para o dia 1 de maio, no Cascaishopping. 

Falámos com Teresa França, sócia e fundadora da marca, que nos contou um bocadinho sobre este projeto, que não nasceu da noite para o dia e ganhou forma tendo uma necessidade própria como veículo. "O projeto já estava na gaveta, comigo e com mais duas pessoas, há cinco anos", começa por contar a mesma, acrescentando que este é inédito. "O que há no mercado é a venda do produto associada a venda de maquilhagem e connosco é exatamente o contrário. Nós só temos serviço de maquilhagem e não venda de produto", frisa.

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Como surgiu? Bem, através de um grande problema pessoal: ter de gastar uma fortuna a maquilhar-se. Trocado por miúdos, a fundadora garante que era daquelas pessoas que, por não pescar nada sobre o assunto, tinha de recorrer a serviços profissionais. "Ia a uma loja e gastava 75€, às vezes para um jantar de duas horas, ou chamava a casa alguma maquilhadora", relata, à MAGG, acrescentando que o facto de se fazer valer da mestria de quem sabe o que faz era demasiado dispendioso.

"Porque é que não há um sítio onde uma pessoa se possa maquilhar a preços acessíveis? Porque é que a beleza não é acessível a toda gente?", eram estas as perguntas que insistiam em não arredar pé da cabeça de Teresa França. E foram elas, também, que se assumiram como mote da BÆBE, cuja bandeira é democratizar estes serviços – que se destinam a toda a gente, dos mais aos menos leigos.

O lema da BÆBE é precisamente "do it for yourself" (fá-lo por ti próprio, em português) – e não, não tem só que ver pelo facto de uma base, um blush e uma sombra nos fazerem sentir bem, como se pudéssemos dominar o mundo. "Queremos mesmo que seja algo que acabe por ser terapêutico. Que as pessoas saiam de lá já com outro mood, boa energia, algo que também queremos que os próprios maquilhadores passem", frisa.

Para isto, existem vários packs e, no que dizem respeitos a looks completos, há três opções. O Pack X-PRESS é ideal para o dia-a-dia, já que, em apenas 15 minutos e por apenas 20€, tem direito a preparação de pele, corretor, base, pó matificante, blush ou pó bronzeador, assim como máscara de pestanas, lápis de olhos, batom e fixador.

O OFF&GLOW é para quando quer uma maquilhagem mais composta. Tem a duração de 25 minutos e custa 28€. Em relação ao anterior, acrescem a utilização simultânea (se assim preferir) de blush, pó bronzeador e iluminador, bem como a aplicação de sombra, eyeliner e lápis de lábios.

Já o I AM ART é, de todos, o mais completo. Na compra desta modalidade, terá 45 minutos para que o maquilhador faça a sua magia, por 45€ – e está tudo incluído, porque o "céu é o limite". Além disso, para cada pack tem a oportunidade de comprar vários de uma vez só, com preços que vão 36€ (no caso de desejar três utilizações do X-PRESS) aos 410€ (se aquilo que desejar forem dez utilizações do I AM ART).

Veja os packs em detalhe.

E porque uma dádiva nunca vem só, a BÆBE também vai ter propostas mais simples, rápidas e igualmente eficazes, para que os clientes possam "fazer o seu próprio menu" e ir ao encontro dos seus diferentes gostos e necessidades. "Há a possibilidade de fazer só olhos, a 12€, só boca, a 5€, e sardas pelo mesmo preço", explica-nos Teresa França, que acrescenta que até vai ser possível dar "um jeitinho" ao cabelo por apenas 10€.

Há lá melhor coisa que serviços profissionais a preços amigos da carteira? Temos dúvidas e já conseguimos sentir o entusiasmo a borbulhar. Por isso, embora até à abertura do primeiro espaço "não haja nenhuma forma de as pessoas recorrerem ao serviço" de forma física, a fundadora afiança que a marca já pode chegar até si através de eventos – por exemplo, em despedidas de solteira ou eventos corporate.

Além das redes sociais, a marca também já tem uma aplicação. É nesta que, além de atividades lúdicas, como uma câmara interativa, onde os clientes podem tirar fotos com filtros dos próprios maquilhadores, servirá para ter acesso às informações dos packs, fazer marcações e pagamentos. E, aquando do registo, os clientes já recebem um vale de 5€ para usar. É de aproveitar.