Vários problemas, uma solução. Quer tenha o couro cabeludo oleoso, sensível ou com caspa, a Phyto acaba de lançar uma linha que promete ser uma aliada de peso em qualquer uma destas guerras – não fosse a filosofia do criador da marca, desde os anos 60, que só é possível ter um cabelo de sonho se o couro cabeludo estiver bem tratado.
No total, são cinco produtos que fazem parte da linha Phyto Solutions e todos eles se assumem como antídotos poderosos (ou soluções, como o nome denuncia de imediato) para qualquer que seja o problema com que se está a debater. Três deles são champôs, aos quais se juntam um esfoliante purificante e, cada vez mais comum na rotina de cuidados capilares, um pré-champô.
O ingrediente-estrela desta linha é o alecrim orgânico da região de Drôme, em França. Este componente, que é um denominador comum em todos os produtos, oferece proteção antioxidante completa ao couro cabeludo, além de preservar a atividade folicular em até 61%, avança a marca. Mas está na hora de saber o que promete cada uma destas novidades.
O Champô Dermo-Apaziguante Anti-Irritações, indicado para couro cabeludo sensível, promete deixar-lhe com uma sensação de suavidade desde a primeira aplicação. Isto deve-se à combinação do alecrim orgânico com bisabolol fermentado, conhecido pelas suas propriedades anti-vermelhidão.
No que toca ao Champô Regulador de Oleosidade, este assume-se como leve e refrescante, além de controlar o excesso de sebo. É que o objetivo é purificar o couro cabeludo, graças à combinação de alecrim orgânico e sarcosina, um aminoácido que equilibra a microbiota (os microrganismos que habitam e são essenciais para o bem-estar do nosso cabelo, diga-se).
Ainda no campo dos cabelos oleosos, há outro produto que promete ajudar nos milagres a que este produto se propõe. Estamos a falar do Esfoliante Detox Purificante, formulado com cristais de sal marinho das salinas francesas e óleo de eucalipto, que esfolia o couro cabeludo e previne o regresso da tão indesejada oleosidade.
Já o Champô Anticaspa foi formulado para resolver até os casos mais severos de caspa. Com uma textura fresca e fluida, o produto combina a extração botânica de alecrim com alfa e beta-hidroxiácidos, que visam combater o problema, ao mesmo tempo que o extrato de aipo vai ajudar a restabelecer o equilíbrio desta zona do corpo, prevenindo o aparecimento de caspa.
Se a marca recomenda que os outros champôs devem ser usados durante um mês (de forma ininterrupta), a conversa é outra para este último. A utilização recomendada passa por uma fase de ataque, com três lavagens por semana durante três semanas, seguida de uma fase de manutenção, com uma lavagem por semana em alternância com o champô habitual, durante duas semanas.
Por fim, o pré-champô – o Polleine, que embora não seja novidade, visto que foi criado em 1969 e é um autêntico ícone da marca, faz parte da linha – parece ser uma ajuda transversal a qualquer problema. Este produto é um concentrado de dez óleos essenciais (limão, salva, alecrim, cajepute, zimbro, cipreste, eucalipto, lavanda, lavandim e tomilho, se quisermos ser precisos), com benefícios que vão da estimulação da microcirculação ao reforço de brilho, passando pelo apaziguamento e reequilíbrio do couro cabeludo.
E para quem ainda não se rendeu aos benefícios deste género de produtos e não sabe como utilizá-los, há que atentar nestas dicas. A Phyto aconselha a que o pré-champô seja aplicado uma vez por semana, no couro cabeludo seco, risca por risca. Este deve ser massajado, para uma maior eficácia na penetração do produto, e deixar atuar durante 20 minutos, seguindo-se a lavagem normal.
Todos os produtos da linha Phyto Solutions já se encontram à venda. Pode encontrá-los em lojas selecionadas, bem como no site oficial da marca. Os preços estão compreendidos entre os 14,30€, no caso do novo trio de champôs, e os 29€, se estivermos a falar do pré-champô ou do esfoliante.