Com as temperaturas elevadas que se têm feito sentir, é provável que as idas à praia já tenham começado a fazer parte dos seus tempos livres. Não há melhor sensação que aquela que temos quando nos deitamos ao sol pela primeira vez, depois dos dias gélidos de inverno – o pior é mesmo quando voltamos para casa e nos recordamos de que vamos deixar um rasto de areia por todo o lado. Mas isso não tem de acontecer graças à Oshimi, uma escova concebida para tirar a areia dos pés.
Sendo este um problema com que todos nos debatemos no verão, Marta Henriques Lopes decidiu criar este utensílio para que deixasse de o ser. Foi precisamente na praia, em 2014, que se fez luz na cabeça da criadora, quando percebeu que, a caminho do carro, as pessoas faziam inúmeras pausas para retirar a areia dos pés. E o formato da escova também lhe foi entregue de bandeja, graças a uma peça de uma prancha de surf que encontrou no areal.
Da ideia à concretização foi um pulinho, sendo que a escova começou a ser comercializada no ano seguinte, em 2015, intitulada péDareia. Atualmente, além do nome, a Oshimi está diferente e é feita de "materiais sustentáveis e nacionais", garante a marca em comunicado. Das matérias-primas que a constituem fazem parte a madeira nacional e cerdas de origem vegetal, que são cobertas por um molde de micro cortiça prensada – e toda a produção é feita em Portugal.
Se a areia nos pés costuma tirá-lo do sério, a Oshimi constituir-se-á como um verdadeiro calmante. Com um preço de 27,50€, pode comprá-la através das redes sociais, recorrendo ao Instagram da marca. No entanto, também pode encontrar as escovas nas lojas Cantê do Restelo e do Chiado, em Lisboa.