Agora que estamos mais tempo em casa, aquelas tarefas que adiávamos vezes sem conta voltam a estar no topo das nossas prioridades. Assim de repente, começámos a arrumar aquela gaveta cheia de tralha, a pendurar finalmente aquelas molduras na parede e a dar volta aos armários.

Mas há uma tarefa que pode não lhe passar instantaneamente pela cabeça mas que deverá cumprir agora com mais tempo: a lavagem dos seus pincéis de maquilhagem. Com o isolamento social, a maquilhagem ficou fora das nossas prioridades ou, se a usa, de certeza que será algo mais leve. Em qualquer um dos casos, chegou a altura perfeita para limpar estes instrumentos que tantas vezes carregam bactérias.

Porque não queremos que fique com as cerdas em papa ou que destrua por completo os pincéis com a humidade pedimos ajuda a uma especialista.

Daniela Inácio, maquilhadora profissional, explica que só precisamos de duas coisas: água morna e um sabonete. “Começamos por molhar o pincel, evitando passar água no cabo, e passamo-lo no sabonete. Em movimentos circulares vamos esfregando delicadamente até sair a sujidade”, começou por explicar à MAGG. “Para ajudar no processo devemos ir retirando o excesso de produto e de água com as mãos, mas com pouca força para não danificar o pelo”.

Maquilhagem. Estes são os sete pincéis que precisa de ter
Maquilhagem. Estes são os sete pincéis que precisa de ter
Ver artigo

Neste processo é essencial que não se deixe o pincel “de molho”, para que a água não se infiltre no cabo e por consequência que o pelo se descole e o pincel se desfaça. A maquilhadora de atrizes como Filipa Areosa ou Vera Kolodzig alerta ainda para o desperdício de água. “Se tiverem muitos pincéis o ideal é encherem uma taça com água morna para evitar o desperdício, senão podem utilizar mesmo a torneira, mas não se esqueçam de a fechar entre a lavagem de cada pincel”.

Já sabemos o processo principal para ter uns pincéis bonitos e livres de bactérias, fica-nos agora a faltar que tipo de sabonete se deve usar. “O mais importante mesmo é que lavem”, aconselha. "Existem várias opções de sabonetes de marcas profissionais ou podem usar um antibacteriano ou de glicerina, que eu pessoalmente adoro e que encontram em qualquer supermercado acessíveis a qualquer carteira”. O sabonete sólido da Sephora (10,95€) ou o sabonete de glicerina Foz (1,20€) são algumas da opções. De fora só ficam as opções que na sua fórmula tenham grandes percentagens de álcool etílico uma vez, apesar de desinfetante, “vai limitar a durabilidade do pelo”.

E é isto que precisa para cuidar dos seus pincéis. Ainda assim, existem diversos acessórios que se dizem ser os melhores para limpar estes materiais. Daniela Inácio explica que não são imprescindíveis e que devemos “filtrar e limitar a tralha”. Mas explica que os tapetes de silicone com ventosas “facilitam e ajudam tudo o processo. De resto, não acho nenhum outro imprescindível”.

Em relação à frequência de lavagem dos mesmos a profissional recomenda que se lava uma vez por semana, ou de duas em duas semanas, no mínimo. Mas, se tem pele com tendência acneica ou algum outro tipo de pele, a lavagem deverá ser mais frente. É importante que cumpra com estas indicações para evitar “a acumulação de bactérias, que pode levar ao aparecimento de borbulhas ou agravação das infeções já existentes”.

O guia para lavar pincéis está concluído, mas a maquilhadora deixa um truque que facilita a limpeza e manutenção dos pincéis – ter um spray de limpeza no estojo de maquilhagem. “Este não deve substituir a lavagem, mas resulta quando há pouco tempo ou disponibilidade. Neste caso, basta borrifar o pincel contra um pouco de papel ou uma toalha velha e em movimentos circulares, ir retirando a sujidade”.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.