Ter um cabelo cheio de volume e caracóis, sem descurar a saúde dos fios, não é pêra doce. Os caracóis dão trabalho, mesmo que haja a conceção de que é mais fácil mantê-los saudáveis, pelo facto de este tipo de cabelo não estar sujeito a tantas ferramentas de styling como alisadores ou uso excessivo do secador. Mas vamos por partes.

Primeiro, importa descobrir o seu tipo de cabelo, tendo dois aspetos como base: a curvatura, aquilo que se vê, e a textura, aquilo que se sente. Basta molhar o cabelo, aplicar um finalizador e amassá-lo – e, depois de uns minutos, essa mecha vai ganhar a sua forma natural. Descobrir a curvatura é uma viagem, que pode ir dos cabelos ondulados aos cabelos crespos, passando ainda pelos caracóis abertos ou fechados.

Quanto à textura, esta pode ser macia, áspera ou seca. E vai sendo mais seca conforme o a curvatura do caracol, sendo que se torna mais difícil de o óleo produzido pelas glândulas sebáceas chegar à ponta do fio. É assim que as pontas ficam desidratadas e sem vida, algo de que não somos fãs.

Feito este exercício de autodescobrimento, que é a chave para um cabelo saudável, há toda uma lista de cuidados que se seguem – a começar pela alimentação, que deve ser equilibrada, e da tentativa de afastamento do stresse, responsável por aumentar a queda dos fios e diminuir a curvatura do caracol. Depois é que entram em ação os produtos específicos para este tipo de cabelo, que também têm muito que se lhe diga.

Ao escolher aquilo que vai aplicar no cabelo, lembre-se de que há ingredientes que têm de ficar longe da porta. Tudo o que tenha silicone, parabenos, álcool e sulfatos é dispensável, uma vez que são químicos que não fazem mais do que ressecar os fios a longo prazo. A dica é mesmo escolher produtos à base de fórmulas naturais.

Do champô de cebola ao sérum salva-cabelos. Fomos conhecer as novas marcas da Wells (e os descontos)
Do champô de cebola ao sérum salva-cabelos. Fomos conhecer as novas marcas da Wells (e os descontos)
Ver artigo

A começar pela lavagem, os champôs de eleição deverão ser aqueles que contem com óleos naturais nas suas fórmulas. Independentemente do tipo de curvatura, deixá-lo-ão mais brilhante e sem frizz. A seguir, a hidratação faz-se com recurso a máscaras nutritivas (uma a duas vezes por semana), que pode aplicar no cabelo seco, ainda antes de entrar no duche.

Para se pentear, fuja a sete pés das escovas, optando sempre por pentes de dentes largos, que não quebram os fios. Quanto à secagem, prefira secadores com difusores para que os caracóis adquiram ainda mais forma. Se tiver todas estas dicas em conta, vai parecer que acabou de sair do cabeleireiro sempre que tirar um tempinho para cuidar dos seus caracóis.

Para conseguir um cabelo de sonho, reunimos alguns produtos que ajudam nesta missão. Dos champôs aos condicionadores, passando pelas máscaras e finalizadores, espreite a seleção que fizemos para si.

Clique na fotogaleria.