Até há uns anos, percecionar a moda e a beleza como uma estrutura fluída era algo que não acontecia. As tendências que destas indústrias surgiam estavam divididas em dois universos díspares, o masculino e o feminino, que nunca se misturavam, como se de água e azeite se tratassem. Um exemplo disso é ter as unhas pintadas, algo que foi encarado, durante muito tempo, como propriedade exclusiva das mulheres.

Mas já lá vai o tempo em que ter uma camada de verniz a cobrir as unhas era sinónimo de enchente de críticas. Não estamos a dizer que estas já não se fazem ouvir – ainda existem, mas estão a tornar-se, gradualmente, num burburinho com pouca ou nenhuma expressão. Isto tudo graças a quem decidiu viver no limbo (os homens que aderiram à prática, diga-se), deixando bem claro que o género não tem de limitar a forma como nos queremos expressar.

A lista é comprida, mas não precisamos de recuar muito na história (ou na cultura popular) para nos depararmos com alguns exemplos. Na era dourada do "rock and roll", David Bowie arrasou com unhas das mais variadas cores, assim como Ozzy Osbourne, responsável por popularizar o verniz preto, ou Steven Tyler e Kurt Cobain, vocalistas das bandas Aerosmith e Nirvana respetivamente.

O Dia dos Namorados pede uma maquilhagem especial. E estes 21 produtos (a partir dos 4,47€) ajudam
O Dia dos Namorados pede uma maquilhagem especial. E estes 21 produtos (a partir dos 4,47€) ajudam
Ver artigo

Já se passaram uns anos desde então, mas a tendência está viva e de boa saúde, com celebridades internacionais como Harry Styles, Lil Nas X e Bad Bunny a perpetuar o movimento. Na lista consta ainda A$AP Rocky, namorado de Rihanna, que acredita que "os homens deviam poder usar verniz sem se sentirem femininos", segundo afirmou numa entrevista à "Vogue", em 2021.

Mas se estivermos à procura de inspiração, não precisamos de rumar até ao outro lado do Atlântico para encontrá-la. Em Portugal também há quem não tenha medo de dar asas a este método de autoexpressão, como o humorista Diogo Faro, assim como Miguel Cristovinho, integrante da banda D.A.M.A, ou o cantor Ivo Lucas. Luís Borges também consta no repertório de adeptos da tendência. "Esteticamente acho giro, dá personalidade e um toque ao look. Ando com as unhas pintadas todo o ano", disse à "Sábado", em 2021.

Das cores sólidas aos padrões divertidos, passando por todo o espetro de tons que existe, a MAGG reuniu alguns exemplos para si. Se estava à procura de inspiração ou quer apenas entreter-se, espreite alguns famosos que decidiram dar um pontapé no traseiro das convenções sociais e gritar que os homens também pintam as unhas.

Clique na fotogaleria.