A época dos casamentos já começou, mas ainda há noivos de 2018 a organizar o casamento — e noivos de 2019 a começar a planear a festa do próximo ano. Para ajudar os casais mais confusos, desorganizados ou que já não têm muito tempo até à data do casamento, a MAGG falou com George Kotsiopoulos, apresentador do programa "Say Yes: Wedding SOS", que estreia a 22 de Abril no canal TLC.
Especialista em moda, George Kotsiopoulos, conhecido também por ter sido um dos apresentadores, juntamente com Joan Rivers, do programa "Fashion Police", no canal E Entertainment, compara um casamento a uma sessão fotográfica. "Numa sessão fotográfica precisamos de espaço, roupa e fotógrafo, certo? Num casamento também. Esse é, para mim, o top 3.".
Segundo o apresentador e consultor de moda, este é o top 3 de prioridades quando se começa a planear um casamento.
Espaço
Os espaços são muitas vezes reservados com mais de um ano de antecedência, como tal nem sempre é fácil encontrar um sítio que se goste e que esteja disponível. Esta deve então ser a primeira preocupação. Pensar num espaço com o qual os noivos se identifiquem, confirmar disponibilidade e pedir orçamento.
Vestido
A partir do momento em que a data e o espaço estão fechados, a noiva pode começar a pensar na parte mais divertida — o vestido. Divertida, mas não tão simples como se pode pensar. "O mais importante é saber o que fica bem em cada corpo e não escolher só o modelo por ser bonito. Tem que ser favorável ao corpo da noiva e fotografável de todos os ângulos." Para a prova do vestido, o apresentador aconselha a que a noiva leve apenas uma amiga. Aquela que tiver mais bom gosto a vestir-se, que seja honesta e positiva. Para as madrinhas, sugere o preto, como uma cor invulgar e elegante.
Fotógrafo
Também são sempre muito requisitados e, muitas vezes, no início do ano já têm a agenda preenchida até ao ano seguinte. Por isso, também é muito importante começar logo a pesquisar fotógrafos, ver quais são os preferidos e pedir orçamento. "A verdade é que quando se organiza um casamento, quer-se tudo muito bonito, mas não só para o dia e para as pessoas. É, em grande parte, para a fotografia. São as fotografias que vão servir de memória para sempre."
Além destes três pontos, há vários outros a ter em conta. Fazer a lista de convidados e o seating, catering, decoração, flores, DJ, vídeo, audiovisuais, gifts, e outros serviços que variam consoante o tipo de casamento, como valet parking ou hospedeiras. "O ideal é fazer uma check-list com tudo o que é preciso contratar. Ajuda muito a ter tudo organizado e não ficar nada esquecido", aconselhou George Kotsiopoulos.
Simplificar foi uma das palavras que o apresentador mais usou ao longo da entrevista. "Não é uma cirurgia ao cérebro. Se simplificarem, tudo fica mais fácil, mais barato e o resultado final é fantástico."
Definir um budget também é fulcral. Até porque quando se fala em casamento, os preços têm tendência a subir, mesmo em serviços que para outro efeito teriam um valor bastante mais baixo. "Há formas de conseguir um casamento mais barato. Dá mais trabalho, mas compensa. Por exemplo, se forem a um mercado comprar flores, fica muito mais barato do que contratar uma florista", explicou o apresentador.
O conceito Do It Yourself é, sem dúvida, a melhor forma de conseguir um casamento mais barato e no Pinterest encontram-se várias soluções giras e fáceis.
Outra ideia do apresentador para poupar neste dia é trocar o típico jantar sentado por um cocktail dinatoire ou jantar volante. O facto de ser volante faz com que não sejam necessários tantos empregados, o que torna o valor total mais baixo.
Para George Kotsiopoulos o importante é que este dia seja divertido. "Este é o dia dos noivos e eles devem poder fazer aquilo que lhes apetecer, sem ter que pensar no que os outros vão pensar. Os noivos são as estrelas desse filme. Se não for divertido, qual o objetivo de fazer uma festa de casamento?".