1 de julho é dia de voltar a sofrer. Portugal segue em frente no Euro2024, apesar da derrota por 2-0 frente à Geórgia. Em Tiblissi foi feriado, mas para os pupilos de Roberto Martínez esta quinta-feira, 27 de junho, é dia de reflexão. E também de pensar nos oitavos de final, no jogo frente à Eslovénia.
Este pequeno país europeu, com apenas 2,1 milhões de habitantes, ensanduichado entre Itália, Áustria, Hungria e Croácia é o próximo adversário de Portugal e conta com um gigante na baliza.
Jan Oblak não é um nome estranho para os portugueses. O guarda-redes esloveno de 31 anos foi contratado pelo Benfica com apenas 17 anos de idade. Passou pelo Beira-Mar, Olhanense, União de Leieira e pelo Rio Ave até, apenas durante uma época, ter assumido a defesa das redes do clube da Luz (e, mesmo assim, conseguiu ser eleito melhor guarda-redes da época 2013/2014). Na época 2014/15 mudou-se para o Atlético de Madrid, na capital espanhola, e, desde então, é o guardião principal dos colchoneros.
E foi no campeonato espanhol que as duas maiores estrelas das seleções portuguesa e eslovena se defrontaram por diversas vezes. Cristiano Ronaldo como avançado do Real Madrid, Jan Oblak como guarda-redes do clube rival dos merengues, o Atlético. A título de curiosidade, CR7 já conseguiu, ao longo da sua carreira, enfiar 11 vezes a bola nas redes de Oblak.
Mas nem só de futebol se faz a vida e o esloveno de 31 anos tem, fora dos relvados, um perfil bastante mais discreto do que o de Cristiano Ronaldo. A sua companhia no dia a dia é o cão Thor, uma vez que a namorada também é atleta profissional. Oblak namora com Olga Danilović, tenista sérvia de 23 anos, atualmente número 115 do ranking WTA.
Olga e Oblak mantêm uma relação discreta pelo menos desde 2022, embora sejam raras as fotografias que publicam nas redes sociais. Olga é uma das mais promissoras tenistas do seu país e faz parte de uma família ligada ao desporto. O pai é Sasha Danilovic, icónico basquetebolista dos anos 90, a mãe também jogou esta modalidade e o avô, Bozovic, de acordo com o "As", foi defesa do Partizan de Belgrado. Oblak não é o único desportista da família. A irmã mais velha, Teja, é basquetebolista profissional, alinhando pelo ZVVZ USK Praha e também pela seleção eslovena.
Veja 13 fotos descontraídas do guarda-redes da Eslovénia
O Portugal-Eslovénia joga-se a 1 de julho às 20h e a partida tem transmissão em direto na RTP1.