Brooklyn, Romeo, Cruz e Harper são os quatro filhos de Victoria e David Beckham que cresceram sob os holofotes da fama. Brooklyn, que nasceu ainda antes do casamento dos pais, acompanhou a forma como a fama de Victoria e David cresceu ao longo dos anos e como os dois passaram de famosos ingleses para celebridades reconhecidas internacionalmente.
Mas o primogénito dos Beckham parece ser um jovem normal, sem os típicos maneirismos de vedeta. Aos 21 anos, Brooklyn não faz manchetes de jornais sensacionalistas, não são conhecidos comportamentos de risco e até já vive com a namorada, a atriz e modelo Nicola Peltz. O comportamento discreto de Brooklyn e dos irmãos parece ter uma origem: a forma de educar de Victoria e David. Para isso elaboraram várias regras que os filhos têm de cumprir, como o ajudar em casa ou o terem as redes sociais controladas pelos pais.
Conheça as 9 regras parentais que Victoria e David impõem os seus filhos.
1. Os filhos são encorajados a ajudar em casa. Nas redes sociais não são raras as vezes onde se veem as crianças a ajudar os pais, nomeadamente a preparar as refeições.
2. Se faz favor e obrigado sempre. Esta foi uma das coisas que os Beckham começaram a enraizar nos filhos desde pequenos. “Eles dizem ‘se faz favor’ e ‘obrigado’ desde os dois ou três anos de idade”, explicou o jogador há uns anos. “Sempre fomos muito rígidos”, continuou Victoria. “É muito importante para mim e para o David que os nossos filhos tenham maneiras”.
3. Criar um ambiente divertido. Antes de Brooklyn sair de casa, Victoria e David tinham quatro crianças em casa. Para a designer o importante é manter um ambiente divertido, mas ter tudo controlado ao mesmo tempo. “São muitas crianças. Digo sempre que não é tanto sobre parentalidade mas mais sobre como controlar uma multidão”, disse Victoria.
4. As redes sociais são monitorizadas. Brooklyn, agora que é adulto, toma conta das redes sociais sozinho, mas nem sempre terá sido assim. David já admitiu que controla as publicações dos filhos até terem idade para isso. “Nós controlamos tudo o que eles publicam, tudo o que fazem nas redes sociais”, disse o jogador.
5. Ensinam-lhes o que é gratidão. Para além das boas maneiras, outra das coisas que o casal Beckham não deixa de ensinar aos filhos é a gratidão. “O David e eu explicamos-lhe que eles são uns privilegiados pela vida que levam. Dizemos-lhe que em muitos locais do mundo, há crianças com fome, sem casa e doentes. Eles compreendem o quão importante é ajudar os outros. Romeo correu uma maratona e conseguiu angariar dinheiro através de patrocinadores para duas instituições”, explicou a ex-Spice Girl.
6. Está sempre um pai presente. Victoria e David têm uma vida atarefada com vários projetos individuais. Ainda assim, garantem que com as crianças existe sempre um pai presente. “Eu e o David organizamo-nos para que não estejamos fora ao mesmo tempo, assim existem sempre um de nós com eles. É um exercício difícil mas temos pessoas incríveis à nossa volta que tornam isso possível”.
7. Dar o exemplo. A prioridade do casal, como dizem várias vezes, são os filhos. Ainda assim, não deixam as carreiras de parte e lutam para ser um exemplo para os filhos. “Organizamos tudo à volta da nossa família porque ela é a nossa prioridade, e assim será sempre. Mas ser trabalhador é a melhor coisa que se pode mostrar aos filhos”.
8. A importância de uma ética de trabalho. Victoria e David são um dos casais mais poderosos do mundo, com vários negócios e que juntos valem mais de 400 milhões de euros. Mas isso não impediu que o filho mais velho tenha ido trabalhar para um café em Londres onde recebia 3€ à hora. “Eles não vão ser aquele tipo de miúdos que ficam em casa sem nada pra fazer. Eles vão definitivamente começar a trabalhar”, disse Victoria sobre os filhos.
9. Importância de serem os próprios a definir o futuro. Beckham foi um dos melhores jogadores de futebol do mundo mas, ainda que os três rapazes joguem à bola, não existem pressão por parte da família para seguirem essa carreira. Aliás, Brooklyn é modelo e fotógrafo.