Shakira e Gerard Piqué celebram 46 e 36 anos, respetivamente, esta quinta-feira, 2 de fevereiro, mas a novela mexicana em que a relação de ambos tem estado envolvida não para de crescer – nem mesmo no dia de aniversário da dupla. É que, além de estar previsto que a artista lance outra música cheia de farpas para o ex-companheiro nesta data, a imprensa espanhola avançou que Shakira recorreu a um detetive para descobrir se Piqué era infiel, meses antes da separação.
Quando começaram a circular os rumores das traições do antigo futebolista, foi dito que a ex-mulher tinha conseguido descobrir tudo graças a um pote de compota, teoria que foi confirmada aquando do lançamento do videoclip da canção "Te Felicito", avança o "La Vanguardia". Claro que a compota pode ter sido útil na investigação da cantora, já que, segundo a mesma publicação, não era um produto que se consumisse lá em casa. Mas as teimas só foram tiradas com a ajuda de um detetive da confiança de Shakira.
A desconfiança da cantora começou a ficar cada vez mais forte em janeiro de 2022, altura em que o companheiro ficou fora de casa durante mais de duas semanas. Aproveitou a ausência para contratar um detetive, que fotografou Gerard Piqué e Clara Chía Marti, a namorada atual do jogador de futebol. Estas imagens fizeram com que a artista pedisse ao (então) marido que embarcassem numa jornada de terapia de casal. Mas o pedido não foi bem recebido por Piqué e levou Shakira a querer afastar-se durante uns tempos, avança o "Cuatro al Día", programa da Telecinco, rede televisiva espanhola.
O atleta decidiu ficar sozinho na sua casa de solteiro, até que, em maio de 2022, tentou salvar o relacionamento com a colombiana, que percebeu que já não havia nada a fazer. O casal acabou por separar-se, oficialmente, em junho desse mesmo ano, pondo fim a uma relação que havia começado em 2011 e da qual nasceram os filhos Milan e Sasha, de 10 e 8 anos, respetivamente – pelos quais se encontram numa disputa judicial.
Piqué demorou apenas dois meses para aparecer em público com Clara Chía Marti. Isto porque foi visto aos beijos com a jovem num concerto em Puigcerdà, perto de Andorra, em agosto – e as imagens correram a Internet. A jovem de 23 anos trabalhava num bar como empregada de mesa, onde conheceu Piqué, tendo sido contratada para a Kosmos Global Holding, empresa detida pelo mesmo, explica o “The Sun”. A relação de ambos só foi oficializada no início de 2023, em janeiro, quando as redes sociais foram presenteadas com uma imagem do casal, que lhes rendeu inúmeros insultos e críticas.
Depois da polémica, as músicas virais (e lucrativas)
Sempre ouvimos dizer que "depois da tempestade, vem a bonança" – no caso de Shakira e Piqué, depois da tempestade, vieram muitas outras. É que, nos meses que se seguiram à separação, a cantora decidiu utilizar a música como veículo para libertar o que lhe ia na alma (e no coração).
A primeira canção foi "Monotonía", uma colaboração com o cantor porto-riquenho Ozuna, lançada em outubro de 2022. "Não foi culpa tua, nem tão pouco minha. Foi culpa da monotonia", "Deixaste-me pelo teu narcisismo" e "Bebé, eu amo-te, mas amo-me mais a mim" foram algumas das farpas que a artista lançou ao ex-companheiro – mas o pior ainda estava para vir.
Na madrugada do dia 12 de janeiro, Shakira lançou "Music Session #53", uma música em colaboração com Bizarrap, DJ e produtor musical argentino onde abordava, novamente, o fim do relacionamento. Desta vez, no entanto, as críticas fizeram-se sentir de forma mais incisiva, tendo disparado até na direção da atual namorada do jogador, através de trocadilhos que o deixavam implícito.
"Trocaste um Ferrari por um Twingo. Trocaste um Rolex por um Casio", foram estes os versos que mais circularam na Internet, devido à transparência com que a cantora se refere a Clara Chía Marti e ao valor que (não) lhe atribui. A par disso, noutras partes do single, Shakira frisou que não pensa voltar para Gerard Piqué, mostrando uma atitude mais elevada: "As mulheres já não choram, as mulheres faturam".
Nas 24 horas que se seguiram ao lançamento, a faixa foi reproduzida mais de 14 milhões de vezes na plataforma Spotify. E, em 20 dias, a música já atingiu mais de 250 milhões de visualizações no Youtube. Quanto dinheiro é que a artista meteu ao bolso com esta canção? Segundo a "Hola", a resposta tem sete dígitos: 1 milhão de dólares (o equivalente a mais de 920 mil euros). Shakira disse que "as mulheres faturam" – e não estava a mentir.
Depois deste êxito, a cantora anunciou que o próximo já está a caminho e vai contar com a colaboração de Karol G, uma cantora de reggaeton e trap latino. A faixa já foi gravada há semanas, pelo que as cantoras já têm dado algumas pistas em relação ao que se avizinha. É caso para dizer "gira o disco e toca o mesmo", uma vez que a canção vai incidir sobre relações falhadas – mas não terá “tantos dardos” contra Piqué, revelou o “Cuatro Al Día”.