José Castelo Branco está no centro de mais uma polémica. Pelas redes sociais estão a circular imagens do mesmo, que esteve no restaurante Põe-te na Bicha, no Bairro Alto, em Lisboa, onde se desentendeu com um grupo que estava numa outra mesa a jantar, tendo a situação chegado a ser física. O socialite já veio desculpar-se.
O vídeo foi publicado por um criador de conteúdos português. Gonçalo Costa publicou-o no Instagram, na qual também aproveitou para dar a sua versão dos factos. "O José Castelo Branco é amigo do gerente do restaurante no Bairro Alto. Foi convidado para ir lá jantar", começa por dizer, acrescentando que havia mais uma mesa com mais de 10 jovens a celebrar um aniversário.
Tudo começa a descambar quando, depois de terminar a refeição, o socialite decide acender um cigarro – sendo que "é proibido fumar dentro do restaurante desde a Covid", avança o criador de conteúdos. De seguida, os jovens terão pedido para que José Castelo Branco apagasse o cigarro, até porque havia "uma grávida na mesa".
Veja o vídeo.
Frisando que "José não respeitou" a decisão, Gonçalo Costa diz que o gerente, "por ser amigo" do mesmo, "não fez nada". "O José dando uma de diva, celebridade, começou a chamar índios, deslocados, a falar da terra dos jovens porque eles são da América Latina", continua o comunicado publicado pelo jovem.
Depois, a discussão acabou por escalar. "Afirmando que é figura pública e que eles eram uns zé ninguém, um rapaz perguntou ao Zé 'mas quem és tu?'. E o José foi apertar o pescoço ao rapaz", remata Gonçalo Costa. Entretanto, as imagens ficaram virais nas redes sociais e o socialite já quebrou o silêncio.
Horas depois de a polémica irromper, José Castelo Branco acabou por "pedir desculpa". "Não aguentei a provocação", admitiu, negando ser xenófobo, acusação feita por Gonçalo Costa. "Como é que eu posso ser? Se tenho sangue da África, tenho sangue da Índia, tenho sangue da Europa", frisou.
O socialite também acabou por justificar o estado alterado em que podia ser visto nas imagens. "Ponto número dois: eu não aguentei quando ouvi dizer que eu era um socialite de Nova Iorque, que era casado com uma velha. Com uma velha milionária", continuou, acrescentando que "com a Betty no estado em que está", foi-lhe "quase impossível" controlar-se.
"Por isso, peço-vos desculpa a todos. Eu descontrolei-me. Eu estava pronto para apanhar o touro pelos cornos. Mas eles filmaram aquilo que quiseram. Mesmo assim, para todos os meus inimigos, peço desculpa", rematou José Castelo Branco, cuja mulher está internada no hospital, depois de esta ter sofrido um acidente em casa, de acordo com a "VIP".
A publicação de José Castelo Branco encheu-se de comentários. De todos, destacou-se o de Gonçalo Costa, que fez questão de frisar que "nada justifica aquelas atitudes" e que ele "não pode desvalorizar o que aconteceu". "Não pode apertar o pescoço a pessoas só porque está menos bem. Não pode ter comentários preconceituosos só porque não está bem da cabeça", frisou. "Ninguém diz que não cuida da Betty, mas porque foi para o Bairro Alto e jantar fora?", acabou por questionar o autor do vídeo da polémica.