Alexandra Lencastre vai ser novamente vilã em "Cacau", a próxima novela da TVI. Mas, na vida real, a atriz de 58 anos desempenha outro papel, este a tempo inteiro, o de cuidadora da mãe. Em setembro passado, Alexandra trocou Lisboa por Sintra, onde comprou uma casa com espaço suficiente para toda a família. É lá que vive com a mãe, Maria Telo, de 80 anos, que tem Alzheimer profundo.

"Ser cuidador informal neste País era igual a zero". O que mudou e o que falta mudar
"Ser cuidador informal neste País era igual a zero". O que mudou e o que falta mudar
Ver artigo

À margem da apresentação da sexta edição do "Dança com as Estrelas", que aconteceu esta terça-feira, 5 de dezembro, a diva das novelas conta como é ser cuidadora da mãe. "É bonito, é triste. Às vezes é muito compensador, mas durmo de consciência tranquila de a ter ao pé de mim. E vai ser assim até eu poder". A atriz conta ainda que a mãe já não a reconhece. "Ela chama-me mãe, muitas vezes. O papel, na cabeça dela, também se inverteu. A minha mãe é um amor, não conheço ninguém que não tenha gostado da minha mãe ao longo da vida". 

A gestão dos cuidados da mãe, salienta, faz-se "como se gere ter filhos e trabalhar ao mesmo tempo". "Temos que gerir com sensatez, às vezes com algum distanciamento e com o nosso coração. Tem de haver muita emoção, muita dedicação, temos de nos anular muitas vezes, como fazemos pelos nossos filhos e pelas pessoas que amamos. Quando uma pessoa está tão fragilizada, com uma doença assim, perde o contacto com a realidade, perde muitos prazeres da vida, perde muita qualidade de vida. Ela tem uma idade mental para aí de 3 anos, mas ainda está muito ágil fisicamente. E como sempre foi um doce de pessoa, é um doce de doente. Não é rabugenta, torna tudo mais fácil e mais querido", conta Alexandra Lencastre.

Mãe de Margarida, de 27 anos e de Catarina, de 25, a atriz da TVI explica como é que as filhas lidam com a doença da avó. "As próprias netas, que se assustaram com a previsão de como é que vai ser agora, instalam-se ao pé dela e põem 'O Rei Leão', o 'Hércules', um filme que viam com ela quando eram pequenas, e estão conectadas imediatamente. Tudo o que é feito com amor e com sensatez é sempre bem feito e temos de amar os nossos até ao fim".

O Natal vai ser passado na casa nova, e vai contar com as filhas, Margarida e Catarina, esta última que vive em Londres. "A Catarina desta vez traz um presente, que é o namorado. Eu já o conheço, mas passar o Natal é uma oportunidade rara de passarmos um momento especial em família. Vai ser uma coisa muito simples, vamos ser poucos mas bom", revela Alexandra.

Solteira desde o fim da relação com Nuno Oliveira, em 2022, Alexandra Lencastre mantém uma postura otimista em relação ao amor. "Eu acho sempre que o novo ano é auspicioso. Espero que o coração bata mais forte, porque ele anda muito sossegado. Não estou tão disponível como quando tinha a vossa idade. Estou um bocadinho mais exigente, mais reservada, no entanto, não negue à partida uma ciência que desconhece (risos)! Se for bom, vocês vão saber", prometeu à comunicação social presente na apresentação da sexta edição de "Dança com as Estrelas".

Alexandra Lencastre está de regresso ao
Alexandra Lencastre está de regresso ao "Dança com as estrelas" créditos: TVI

Sobre "Dança com as Estrelas": "vai haver mais interação entre nós e o público"

Alexandra Lencastre regressou à TVI em setembro deste ano, depois de dois anos e meio na SIC. Está atualmente a gravar "Cacau", a próxima novela da estação de Queluz de Baixo. Na trama, assinada por Maria João Costa, a atriz dá vida à vilã Simone de Gusmão, que descreve como "uma sociopata". O regresso ao "Dança com as Estrelas" também é motivo de alegria e Alexandra levanta o véu sobre algumas novidades que vão acontecer durante a sexta edição do formato. "Há uma coreografia conjunta, dos jurados e dos apresentadores, que possivelmente se vai repetir. Mas será sempre um elemento de surpresa, nos momentos em que o público precisa de motivação. Vai haver mais interação entre nós e o público", revela a diva das novelas.

Ana Malhoa é a grande aposta de "Dança com as Estrelas". "Tem muito a ver comigo, com toda a minha vida"
Ana Malhoa é a grande aposta de "Dança com as Estrelas". "Tem muito a ver comigo, com toda a minha vida"
Ver artigo

Depois de ter sido jurada em quatro edições, Alexandra Lencastre não hesita em eleger os seus concorrentes favoritos, Kelly Bailey e Lourenço Ortigão (segunda classificada da quarta edição e vencedor da segunda, respetivamente). "Eles foram meus filhos numa novela que durou dois anos ["A Única Mulher"]. Eles cresceram muito. Eles são tão bonitos, tão perfeitos, os pezinhos, as mãozinhas, aquilo é tudo muito bem acabadinho. E, depois, são pessoas muito queridas, bonitas por dentro e por fora. Foram excelentes profissionais, nenhum deles sabia dançar, foram evoluindo", relembra Alexandra Lencastre.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.