Ana Lúcia Matos é mãe de Alice, de 3 anos e William, de 22 meses. Tanto a ex-apresentadora como o marido, o empresário luso-francês Max Cardoso, foram detidos pela Polícia Judiciária esta terça-feira, 29 de novembro, numa mega operação de combate à fraude fiscal.

Ana Lúcia Matos e o marido compram vivenda de luxo com dinheiro dos crimes
Ana Lúcia Matos e o marido compram vivenda de luxo com dinheiro dos crimes
Ver artigo

O assunto foi abordado esta sexta-feira, 2 de dezembro, no programa "Manhã CM", da CMTV, durante o qual a comentadora Filipa de Castro referiu que Ana Lúcia Matos "não tem a quem deixar os filhos". "Ela tem uma tia, da qual sempre falou muito, e não tem a quem deixar os filhos", reforçou.

"Não sei se os meninos estão com a mãe ou com a tia, porque o pai tem problemas com álcool. A mãe também. Não é com álcool, mas tem alguns problemas. Ela tem a tia a ajudar", avançou Filipa de Castro, adiantando também que a ex-apresentadora "está acusada de branqueamento". "É o único crime de que está acusada", frisou.

"As contas dela estão em nome do Max, e da irmã e da mãe do Max, e ele é o cabecilha da rede"

A comentadora da CMTV revelou também que "as contas dela estão em nome do Max, e da irmã e da mãe do Max, e ele é o cabecilha da rede", acrescentando que Ana Lúcia Matos "foi ouvida ontem à noite" [no Tribunal de Instrução Criminal do Porto].

A MAGG entrou em contacto com Filipa de Castro, que esclareceu não ser "comentadora de crime". "Apenas dei uma opinião", alertou. "As informações que tenho são aquelas que dei", sublinhou ainda. "Já não falo com a Ana Lúcia há muitos anos. Espero que se resolva tudo pelo melhor", terminou.

O percurso de Ana Lúcia Matos passou por canais como TVI, a Benfica TV e a CMTV. Afastada do pequeno ecrã desde 2015, tem vindo, durante os últimos anos, a publicar conteúdos nas redes sociais que evidenciam uma vida de luxo, com viagens a destinos como Dubai, Paris Bali, Maldivas, Capri e Mykonos.

Fonte ligada à investigação destaca que os rendimentos declarados pelo casal eram totalmente incompatíveis com o estilo de vida, nota o "Público", que refere ainda que a "exposição pública" da ex-apresentadora era antagónica à do companheiro, o qual nunca aparecia de forma reconhecível em fotografias públicas e cujo nome nunca era mencionado.

Ana Lúcia Matos e o marido foram detidos no âmbito da mega operação Admiral, a maior investigação europeia de fuga ao fisco, com um valor global de faturação de 2,2 mil milhões de euros. De acordo com o "Jornal de Notícias", o marido da ex-apresentadora será proprietário de várias empresas fictícias, envolvidas no esquema de fraude fiscal.

Os dois usariam empresas fictícias para fuga ao fisco, através da venda de telemóveis, em que o IVA não era tributado ou através de faturas falsas. A ex-apresentadora de 36 anos foi ouvida esta quinta-feira, 1 de dezembro, pelo Tribunal e, ao contrário do marido, preferiu não ficar em silêncio.

O casal comprou recentemente uma mansão de luxo na zona da Aroeira, na Margem Sul do Tejo. Ao todo, as autoridades acreditam que poderá estar em causa um valor de fuga aos impostos de 2,2 mil milhões de euros (300 milhões só em Portugal), numa fraude que se ramificou por mais de 30 países.