Aos 79 anos, Marco Paulo morreu esta quinta-feira, 24 de outubro, vítima de cancro. A notícia foi avançada pela SIC e não tardaram a surgir homenagens ao cantor de “Eu Tenho Dois Amores” e “Maravilhoso Coração”, nomeadamente por parte de outras figuras públicas.

“Obrigado, Marco! Quis cantar até ao fim, quis fazer o programa até ao fim. Quis receber todos até ao fim. Quis ser tudo até ao fim. Rimo-nos todas as vezes em que estivemos juntos. Todas mesmo, até nas últimas. Desafiou todos os terríveis diagnósticos que teve ao longos de três décadas e manteve-se fiel à pessoa que sempre foi", escreveu Daniel Oliveira nas redes sociais.

O diretor de programas da SIC continuou a homenagem. "Nunca consensual, até porque raramente não dizia o que lhe vinha à cabeça, o que poderia ser bastante desconcertante. Tinha uma autoestima aprumada pelo tremendo sucesso que o tornou o mais popular dos cantores em Portugal, mas no fundo e até ao fim só queria ser gostado, ter atenção. O programa que fizemos na SIC trouxe-lhe o entusiasmo de ter a sua casa cheia de gente todas as semanas, de estar em contato com o seu público e deu-lhe uma parceira, a Ana, e uma equipa a que chamava de família e a quem vai deixar muitas saudades. Tinha uma voz portentosa e inimitável, que ficará viva, num legado ímpar que deixa ao cancioneiro popular português. A SIC honra a sua memória e estamos-lhe gratos por tudo o que fizemos juntos. Uma palavra para os seus mais próximos, que tudo fizeram até ao último momento para que fosse em paz o seu ‘Maravilhoso Coração’."

Do nome verdadeiro ao motivo de resguardar a vida amorosa. 5 coisas que não sabia sobre Marco Paulo
Do nome verdadeiro ao motivo de resguardar a vida amorosa. 5 coisas que não sabia sobre Marco Paulo
Ver artigo

"Tantas vezes que o recebemos no 'Você na Tv' e era sempre uma festa. Cantávamos com ele e o coro era de milhares e milhares de vozes que sabem as suas canções de trás para a frente. São mais de cinquenta anos de canções, sempre românticas… era o próprio quem o dizia 'nunca fui um cantor de modas'. Durante décadas foi Mário Martins, na Valentim de Carvalho, quem inteligentemente lhe propunha o repertório e assim a sua portentosa voz vestiu versões de temas de grande sucesso internacional. Marco Paulo 'fugiu' hoje do olhar de quem lhe era próximo (família, amigos e fãs), mas como artista a sua voz não se extingue, está eternizada em inúmeros registos. Quisera eu acreditar no céu e já o estaria a ver de braços abertos em direção a Amália, seu ídolo maior, e no colo de sua amadíssima mãe", escreveu Manuel Luís Goucha.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também reagiu à morte do cantor. "O presidente da República recebeu com pesar a notícia do falecimento do cantor Marco Paulo, que esteve presente na vida musical portuguesa longas décadas, e apresenta os seus sentimentos à família, amigos e admiradores", deixou no site da presidência.

"Um grande aplauso!! Meu querido, nosso querido Marco", disse João Baião.

Já Ana Marques, que recebeu a notícia da morte de Marco Paulo em direto do programa "Alô Portugal", conduzido também por José Figueiras, e abandonou o estúdio, também deixou uma fotografia dos dois nas redes sociais. "Como explicar?", legendou. A apresentadora esteve também no "Casa Feliz", na SIC, onde surgiu a chorar e bastante abalada com a notícia.

"Eu não sei o que é que consigo dizer. É duro, é muito duro, porque, na realidade, eu já sabia que isto estava para acontecer há dois anos e muitos foram os momentos em que nós marcávamos as gravações e, entre nós, dizíamos: 'ai meu Deus, será que o Marco ainda se aguenta?' E o Marco aguentou-se mais um ano, mais dois anos e, portanto, fica aquela sensação de que era eterno", disse. Os dois juntos conduziram o programa "Alô Marco Paulo".

"Meu querido Marco. Se há pessoa que soube honrar a vida, essa pessoa foste tu. Nunca desististe, lutaste sempre até ao fim. Ensinaste-nos todos os dias o efeito e a força que o amor tem em nós. E ensinaste-nos que, rodeados desse amor, conseguimos superar-nos e conseguimos ir até onde achávamos que não seria possível. Foste sempre uma força da natureza, um verdadeiro vencedor. Devemos-te um enorme Obrigada! Obrigada pelo tanto que nos deste. Obrigada pelo tanto que partilhámos juntos. Até sempre, meu querido", deixou Fátima Lopes.

"Querido Marco Paulo, que triste estou com a tua partida. Que descanses em paz e obrigada por tanto amor ao público, com as tuas canções, que como tu, serão eternas! Beijo carregado de saudades", escreveu Teresa Guilherme.

"Acordei com esta notícia tão triste. É tão triste nós vermos partir quem sempre nos abraçou, quem sempre nos apoiou, a nível pessoal e profissional. Cresci a ouvir-te. Muitas dicas vocais tu me ensinaste. Tanta coisa tu me disseste. E hoje, Deus decidiu levar-te. Agradeço-te todos os momentos que passámos juntos. Agradeço-te a pessoa maravilhosa que tu és e que sempre serás. Descanse em paz, Marco. O nosso dueto ficou gravado e será recordado sempre que quisermos. Sempre que eu tiver saudades de te ouvir cantar comigo, eu farei replay e irei ouvir. Obrigado mais uma vez", homenageou Leandro.

Cinha Jardim, amiga do cantor, esteve no "Dois às 10", na TVI, onde revelou ter ido visitar Marco Paulo na noite desta quarta-feira, 23 de outubro. "Já estava, francamente, quase a partir, mas eu tinha sempre aquela esperança e todos nós tínhamos. Eu acho que ele também não era uma pessoa que quisesse ir tão cedo e fazia planos, fazia planos ainda para irmos a Fátima ainda para completar os 80 anos agora em janeiro", revelou, visivelmente emocionada, acrescentando que "ele estava sempre na esperança de que ia vencer mais uma vez um cancro, só que este estava a ser muito complicado para ele" e que, por isso, este lhe dizia que achava que já era "uma despedida".
"Imprevisível, talentoso, lutador, brincalhão, único. MARCO PAULO 1945 - 2024", escreveu Herman José.

"O Marco não precisa de grandes explicações. Foi um dos maiores artistas deste País. Deixa as canções mais emblemáticas. Nossa senhora lhe dê a mão. Obrigada, Marco", homenageou Cristina Ferreira.