Angelina Jolie chegou esta sexta-feira, 20 de agosto, ao Instagram e com apenas duas publicações, que juntas somam mais de 4 milhões de reações, a atriz e ativista da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou aos 7 milhões de seguidores.

Na primeira publicação, Jolie partilha uma carta enviada por uma adolescente afegã através da qual esta descreve o medo e o receio que lhe assaltou o corpo depois de a ofensiva talibã ter tomado o controlo do país, 20 anos depois da expulsão por parte dos EUA que invadiu o território em resposta aos atentados ocorridos a 11 de setembro de 2001.

Com o regresso dos talibã, as mulheres afegãs temem perder a liberdade. O que aconteceu e o que vem aí?
Com o regresso dos talibã, as mulheres afegãs temem perder a liberdade. O que aconteceu e o que vem aí?
Ver artigo

"Antes de os talibã terem chegado, íamos para o trabalho ou à escola. Todos tínhamos direitos e éramos capazes de os defender. Mas assim que eles chegaram, ficámos com medo e achamos todos que os nossos sonhos desapareceram", lê-se na carta enviada pela adolescente, cuja identidade foi preservada por razões de segurança.

"Algumas pessoas dizem que os talibã mudaram, mas não acredito nisso. Estamos presos novamente". Foi com o objetivo de dar voz ao povo afegão que Angelina Jolie aderiu, pela primeira vez, à rede social, tal como escreve na descrição da partilha da carta.

"Neste momento, o povo do Afeganistão está a perder a possibilidade de comunicar nas redes sociais e de se expressarem livremente. Entrei no Instagram para partilhar as suas histórias e dar voz àqueles que, noutra parte do mundo, estão a lutar pelos seus direitos", diz a atriz.

No sábado, 21, Jolie fez uma segunda partilha, desta vez alertando para o número — cada vez maior — de refugiados no mundo.

"Atualmente, 1% da população mundial, o que equivale a mais de 82 milhões de pessoas, é refugiada. Esse valor é duas vezes mais do que aquele que se registou na década anterior. Algumas crises, como a guerra no Afeganistão, duraram décadas. Outras, como o conflito na Etiópia, são mais recentes. Mas todas elas têm em comum a violência e negação de direitos básicos, deixando famílias inocentes sem qualquer outra escolha que não fugir", escreve.

Com as duas publicações e as reações que ambas geraram, Angelina Jolie superou os recordes de Jeniffer Aniston e David Attenborough ao atingir um milhão de seguidores em apenas três horas (enquanto Aniston e Attenborough levaram cinco e quatro horas, respetivamente).