O ator Ângelo Rodrigues usou o Instagram para partilhar esta terça-feira, 4 de fevereiro, uma descrição onde revela sofrer de um síndrome: "Descobri que sofro do síndrome de Stendhal. Uma seguidora escreveu-me depois de detectar em mim alguns sintomas".

Ao longo da descrição, Ângelo continua a detalhar mais pormenores, fazendo referência ao facto de o nome do síndrome ter origem no apelido do escritor francês Henri-Marie Beyle, que sofria do mesmo. Mas afinal o que é o síndrome de Stendhal? Está relacionado com sensações intensas que resultam da exposição a obras de arte grandiosas, podendo causar sintomas como aceleração do ritmo cardíaco ou vertigens.

E como é que o escritor descobriu que sofria deste síndrome? Ângelo explica que foi depois de Stendhal contemplar os famosos frescos de Giotto, em Florença, expressando numa passagem que caiu numa "espécie de êxtase", como cita Ângelo. O ator identificou-se com as palavras e sensações vividas pelo escritor duas vezes na vida.

Ângelo Rodrigues fez uma tatuagem na perna
Ângelo Rodrigues fez uma tatuagem na perna
Ver artigo

"Quando passei no Peru para visitar Machu Picchu, e agora em Petra. Talvez porque as duas tenham acontecido no culminar de algum processo de transição na minha vida", diz Ângelo no Instagram. A publicação na rede social serve ainda como forma de o ator exprimir a reflexão que fez depois de ter lido a carta da seguidora que lhe falou do síndrome de Stendhal.

"Cada vez mais me convenço de que enriquecer não é o que eu mais quero na vida. Apenas preciso do mínimo para suprir as minhas necessidades básicas e não viver preocupado. São experiências destas que borbulham vida efervescente dentro de mim. E é com a autenticidade delas que vou redefinindo o meu conceito de felicidade", conclui Ângelo Rodrigues.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.