A Seleção Nacional de andebol conquistou no passado domingo, 19 de janeiro, o acesso à fase principal do Mundial depois de vencer a Noruega por 31-28. Num jogo onde a equipa das quinas ainda se viu empatada nos últimos minutos, três golos foram mais do que suficientes para consolidar o apuramento para a "main round" da competição, e a equipa fez história pela segunda vez ao sair vitoriosa dos três jogos da primeira fase, algo que só tinha acontecido em 2021.
Agora, Portugal está inserido no Grupo III e defronta a Suécia já esta quarta-feira, 22 de janeiro, às 17 horas, para o seu primeiro jogo desta fase, tendo depois encontros com o Chile e a Espanha ainda em janeiro. Do grupo da equipa das quinas também fazem parte a Noruega e o Brasil, e o primeiro e segundo classificados da tabela seguem para os quartos de final. Os próximos jogos de Portugal, com isto, prometem ser desafiantes, uma vez que a seleção da Suécia e a seleção de Espanha estão nos números 3 e 5, respetivamente, do ranking das melhores seleções de andebol. A equipa das quinas encontra-se em 11.º lugar.
António Areia é um dos Heróis do Mar, como são chamados pela federação, que estará presente no jogo contra a Suécia, que se realiza em Oslo, Noruega. O atleta de 34 anos atua como ponta direita e é muitas vezes elogiado nas redes sociais da Seleção pela sua garra e determinação quando veste a camisola de Portugal, algo que já faz desde 2010. Fora dela, António Areia passou por dois clubes no País, o SL Benfica e o FC Porto, e defende agora as cores do Tremblay, equipa francesa.
Neste clube foi, inclusive, eleito um dos melhores marcadores da temporada 2024/2025, tendo conseguido marcar 11 golos durante a época, segundo o ZeroZero. Antes disso, o atleta esteve nos dragões 10 temporadas, consolidando a sua carreira nesta equipa ao ganhar quatro vezes o campeonato, duas vezes a Taça de Portugal e outras duas vezes a Supertaça, tendo marcado quase 1500 golos. No entanto, a sua transferência do SL Benfica para o FC Porto foi polémica, uma vez que a sua saída em 2015 foi feita “sem justa causa”, de acordo com o “Observador”, fazendo com que António Areia tivesse de pagar 25 mil euros aos encarnados.
Mas tudo ficou em pratos limpos e agora, em França, António Areia volta a brilhar no campo do Tremblay. Consigo levou a mulher, Angie Guadalupe, e as duas filhas, Benedita, de 5 anos, e Camila, de 3. Na altura, o atleta deu uma entrevista ao ZeroZero onde confessou que tinha subornado a filha mais velha com a Disneyland, e que a mais nova não entendeu nada do que se estava a passar. “Se eu disser à mais nova que vamos para França, está tudo bem, pois ela não irá perceber. Com dois anos é difícil entender para onde é que vai ou o que está a acontecer. A mais velha, por outro lado, acho que já tem alguma noção da mudança e teve uma reação super positiva. Já lhe falamos da nova casa e usámos alguns trunfos da Disney”, disse.
A paixão de António Areia pelo andebol começou mais tarde na vida, depois de alguns amigos o terem levado a jogar uma partida, explicou numa entrevista dada à “Men’s Health”, em 2019. O atleta disse que o pai era professor de Educação Física, estando o desporto sempre presente na sua vida, mas que o foco não era, de todo, o andebol. “O andebol nunca foi a primeira opção até porque o meu pai dava aulas de ténis e eu nunca tive o foco num só desporto quando era miúdo. A certa altura, uns amigos perguntaram-me se gostava de experimentar andebol e acabei por ganhar um entusiasmo diferente”, confessou. E assim acabou por começar a carreira no Belenenses.
Já no campo amoroso, o atleta está numa relação com Angie Guadalupe, maquilhadora e consultora de seguros, há vários anos, com o pedido de casamento a chegar no verão de 2018. Em outubro do mesmo ano, revelaram que estavam à espera da primeira filha, Benedita, e em 2021 nasceu Camila. Nas redes sociais, o casal não se inibe de mostrar o seu amor, percorrendo o mundo com as filhas e, ao mesmo tempo, não deixando escapar momentos a dois - António e Angie têm como tradição comemorar o seu aniversário no Hard Rock Café, e tentam não falhar nesta data importante.