Arantxa Sánchez Vicario é um nome indissociável do ténis. Aos 17 anos já fazia furor em campo, e aos 21 chegou a número 1 a nível mundial. Depois de ganhar milhões de euros, a tenista espanhola encontra-se em dificuldades económicas — e culpa o ex-marido por isso.
Em 2008, Arantxa casou-se com Josep Santacana, com quem teve dois filhos: Arantxa e Leo, hoje com 14 e 11 anos. A família nunca apoiou a relação, o que fez com que se afastassem. Em 2018, rumaram ao divórcio e, de acordo com a tenista, o antigo companheiro terá levado consigo alguns troféus e pertences dela.
Em entrevista ao "El País", Arantxa afirmou que o ex-marido é a origem de todos os problemas judiciais e financeiros com que se tem confrontado. Atualmente, dá aulas de ténis numa escola em Miami, onde está a morar com os filhos. Em 2012, estimava-se que tinha uma fortuna de 15 milhões de euros em prémios e 35 em patrocínios.
Só que, de acordo com a tenista, hoje em dia até precisou de receber dinheiro dos amigos. Arantxa corre risco de prisão. O Ministério Público quer pô-la atrás das grades durante quatro anos, bem como ao ex-marido, por esconderem os seus bens para não pagarem o que devem.
Arantxa já assumiu a responsabilidade e manifestou arrependimento, mas diz que foi vítima do ex-marido. Já entregou quase dois milhões de euros, mas continua a ter de saldar a dívida milionária. Está prestes a ir a julgamento e garante estar "a fazer um esforço económico brutal".
A tenista de 51 anos não esconde a tristeza por não poder viver do ténis, apesar de tudo aquilo que alcançou. "É muito injusto. O meu erro foi apaixonar-me", crê, assegurando que não vai "atirar a toalha ao chão", tal como nunca o fez em campo, reforça. "Estou numa fase difícil da minha vida, mas o desporto ajudou-me a enfrentar as adversidades, a ser forte e resiliente", conclui.
Arantxa Sánchez Vicario ganhou três Grand Slams individuais e seis em pares, e quatro medalhas em Jogos Olímpicos, para além de mais de 98 títulos de grande prestígio internacional, assim como dá conta a revista "Flash". Agora, passa dificuldades económicas e arrisca uma pena de prisão.