Jussie Smollett foi declarado culpado da encenação de um ataque racista e homofóbico em janeiro de 2019, e de ter contratado dois irmãos nigerianos para o agredirem. Depois de manter a sua inocência no início do julgamento, esta quinta-feira, 9 de dezembro, o ator de 39 anos foi mesmo considerado culpado por um tribunal de Chicago, nos Estados Unidos, de acordo com a CNN Portugal, citando a Agência Lusa.
Mais conhecido pela sua participação na série "Empire", Jussie Smollett estava acusado de pagar cerca de três mil euros (3.500 dólares) aos irmãos Abimbola e Olabinjo Osundairo, de origem nigeriana, que confirmaram em tribunal terem sido contratados pelo ator para encenar o ataque de 29 de janeiro de 2019.
O artista norte-americano, por sua vez, manteve a inocência durante o julgamento, afirmando que o sucedido "não foi uma farsa", e acrescentando que foi atacado por apoiantes de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos à época do falso ataque.
A sentença de Jussie Smollett só será determinada mais tarde. O ator arrisca uma pena de até três anos de prisão, mas é possível que seja condenado apenas a serviços comunitários, de acordo com a agência AFP, tal como salienta a CNN Portugal.