O ator Bruce Willis, de 67 anos, foi diagnosticado com afasia, um distúrbio da comunicação, e por isso vai afastar-se carreira marcada por um Globo de Ouro de Melhor Ator e dois Emmys. O anúncio foi feito pela família numa publicação de Instagram.
“Para os incríveis fãs de Bruce, como família, queríamos partilhar que nosso amado Bruce está a passar por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está a afetar as suas habilidades cognitivas”, pode ler-se no comunicado da família. “Assim, Bruce vai terminar a carreira que tão importante foi para ele."
“Este é um momento realmente desafiante para a nossa família e estamos muito gratos pelo vosso amor, compaixão e apoio contínuos. Estamos a passar por isto como uma família unida e queremos alertar os seus fãs, porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele", termina o texto assinado pelas cinco filhas — Rumer, Scout, Tallulah, Mabel, e Evelyn — pela mulher, Emma Heming, e ainda por Demi Moore, ex-mulher do ator, e com quem este sempre manteve uma relação de amizade após o divórcio.
A afasia é, segundo uma definição do hospital CUF, "um distúrbio da comunicação adquirido que interfere na capacidade de processamento da linguagem, sem afetar a inteligência". Prejudica a fala e a compreensão de outras pessoas e, em muitos casos, também compromete a leitura e a escrita, pode também ler-se na página do hospital.
Devido às consequências provocadas pela doença recentemente diagnosticada, o ator retira-se do mundo de Hollywood no qual deixa vários feitos.
Além dos prémios que marcaram a carreira de Bruce Willis, o nome e cara são inevitavelmente associados aos filmes da saga "Die Hard", e à série de televisão "Modelo e Detetive", terminada em 1989. O ator fez também parte da famosa série "Friends" como ator convidado, valendo-lhe o Emmy de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia. Um dos seus papéis mais marcantes foi no filme de 1999, "O Sexto Sentido", onde a sua interpretação foi bastante aplaudida e é considerada uma das maiores injustiças da Academia — apesar de o filme ter sido nomeado para seis Óscares, Bruce Willis não recebeu nenhuma.