Depois de anunciar que iria lançar um videoclipe em que iria mostrar como pano de fundo a sua religião, o Candomblé, Anitta perdeu mais de 200 mil seguidores na sua conta de Instagram. "Aceita" foi para o ar esta terça-feira, 14 de maio, e mostra vários rituais comuns e presentes no quotidiano de um praticante da sua religião. Muitos fãs, cristãos, não gostaram. Mas sabe ao certo o que é esta religião, o que defende, de onde vem e quem são os famosos que aderiram a esta crença? Nós explicamos.

O Candomblé é uma religião monoteísta (crê num só deus) que prevê a existência de uma alma e crê numa vida após a morte. Começou a ganhar expressão no século XVI, depois de os escravos oriundos da África Ocidental trazerem estas crenças, rituais e práticas para o Brasil. Hoje, o Candomblé praticado por Anitta acaba por ser uma versão afro-brasileira desta religião.

No Brasil, a religião oficial é o catolicismo, trazido pelos portugueses. Isto significa que o Candomblé sempre foi encarado como bruxaria, pelo que a sua prática foi proibida. Foi por isso que as comunidades começaram a fazer o culto às suas divindades de forma secreta, diz o "UOL".

Trocado por miúdos, para se fingirem de cristianizados, os praticantes do Candomblé identificavam os seus deuses com os santos da religião católica. Por exemplo, quando rezavam a Santa Bárbara, estavam na verdade a prestar culto a Iansã; quando se dirigiam a Nossa Senhora da Conceição, estavam a homenagear Iemanjá – e este processo foi chamado de sincretismo religioso.

Anitta perde mais de 200 mil seguidores por falar sobre a sua religião. Cantora já se pronunciou
Anitta perde mais de 200 mil seguidores por falar sobre a sua religião. Cantora já se pronunciou
Ver artigo

Ao contrário da religião católica, que pressupõe que o bem e mal são manifestações de Deus ou o Diabo, o Candomblé diz que tudo que existe faz parte de um todo, criado por Olodumáre (o Deus desta religião). Ou seja, o bem e o mal são manifestações de ações humanas e não da natureza ou de Deus.

Como o próprio nome da religião significa "dança", de acordo com o site "Toda a Matéria", grande parte dos rituais são realizados ao som das batidas do atabaque, um instrumento musical de percussão africano, e variam de acordo com o orixá (ou divindade, diga-se) a quem se estão a dirigir. Estes são conduzidos por um pai de santo (que tem o nome africano de babalorixá) ou uma mãe de santo (ialorixá).

No caso do videoclipe de Anitta, vários destes rituais são postos em prática, como é o caso dos banhos de abô, também conhecidos como banho de ervas, um processo de purificação e fortalecimento do espírito, e o ato debater cabeça ao Orixá, uma forma de o saudar e pedir a sua benção. No entanto, a cantora também deu palco a outras religiões, como a judaica, católica e neopentecostal.

Um dia antes do lançamento, após ser atacada nas redes sociais, Anitta mostrou-se surpreendida com a intolerância religiosa e afirmou: "Eu sou fã de todas as religiões. Eu acho que todas têm a sua mensagem, no final, na minha cabeça, todas são uma coisa só, te levam para o mesmo caminho se você segue pelas razões corretas".

Contudo, a cantora não é a única cara conhecida a praticar esta religião. Do famoso ator Bruno Gagliasso a outra sensação da música brasileira, Daniela Mercury, que até já foi jurada do "The Voice Kids", em Portugal, veja mais famosos que se converteram ao Candomblé.

Espreite a fotogaleria.