Esta terça-feira, 24 de janeiro, Paris Hilton anunciava ao mundo ter sido mãe. O bebé, fruto do casamento com Carter Reum, foi concebido com recursos a uma barriga de aluguer. A gestação de substituição, mais comumente designada por barriga de aluguer, não é uma prática proibida em Portugal, exceto se houver pagamentos envolvidos, mas existe um vazio legal.
No entanto, países como a Rússia, Ucrânia e Estados Unidos têm leis que permitem não só esta prática de forma humanitária, mas também comercial.
Em dezembro de 2022, o ator e encenador Pedro Penim anunciava que tinha tido uma filha com o marido, o jornalista britânico Mark Lowen. Amália, nasceu no Canadá, também através de um “processo altruísta” de gestação por substituição, possível devido aos “óvulos de uma dadora anónima, e a coragem e a generosidade desarmantes da gestante, Jordyn Miller, a quem devemos tudo”, relatou o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.
Em 2020, Paula Amorim e o marido, Miguel Guedes de Sousa, tiveram o primeiro filho em comum. Dois anos depois, em entrevista a Francisco Pinto Balsemão, no podcast do jornal Expresso "Deixar o Mundo Melhor", a chairman do grupo Amorim, de 51 anos, contou como decidiu, em conjunto com o companheiro, recorrer a uma barriga de aluguer nos Estados Unidos da América. "Tenho um filho de 2 anos. Foi uma gravidez de substituição porque a minha idade não me permitiu ter uma gravidez minha”, explicou Paula Amorim.