Se é fã de "The Crown" e sempre sonhou encontrar-se com Claire Foy, que deu vida à versão jovem da rainha Isabel II nas primeira e segunda temporadas da série da Netflix, é melhor ter uma caneta preta à mão, caso queira pedir-lhe um autógrafo. É que, aparentemente, a atriz recusa-se a usar canetas azuis para o efeito, algo que tem gerado polémica.
No domingo, 17 de dezembro, começou a circular nas redes sociais um vídeo da atriz britânica, que se dirigia para um edifício. À porta, tinha um grupo de fãs, ansioso por lhe pedir um autógrafo. Vendo que o homem tinha uma caneta azul na mão, a artista recusa-se a autografar aquilo que este estava a pedir-lhe.
"I don't do blue, sorry" (algo como "desculpa, eu não uso azul", em português), respondeu Claire Foy prontamente quando um homem na multidão lhe fez o pedido. "O quê?", ripostou ele, aparentemente surpreendido com a resposta da atriz, que continuou a repetir esta máxima inusitada.
Depois de caminhar um bocadinho entre a multidão, Claire Foy voltou a ser abordada por outro fã, que desta vez tinha um marcador preto pronto a ser usado – e, nessas circunstâncias, já concedeu o autógrafo. Depois, apressada, entrou para o edifício para o qual se estava a dirigir.
Na caixa de comentários do vídeo do Instagram, em cuja legenda se podiam ler as palavras irónicas "Que disparate, a Claire Foy não usa azul", os utilizadores negaram o facto de a atriz ter sido mal educada e ainda o justificaram. "A maior parte das celebridades e dos atletas são ensinados a não usar tinta azul, porque é possível digitalizar e falsificar a assinatura noutras coisas e vendê-las", disse um utilizador.