Cláudio Ramos completa esta segunda-feira, 11 de novembro, 51 anos. O apresentador do “Dois às 10”, na TVI, tem uma carreira de mais de 20 anos, depois de se ter estreado em 1999 como comentador do programa “Noites Marcianas”, na SIC.
Três anos depois entrou no “Big Brother Famosos”, na TVI, e seguiu-se como comentador em programas como “Querida Júlia”, “Queridas Manhãs” e “Passadeira Vermelha”, na SIC. Entre 2019 e 2020 participou n’ “O Programa da Cristina” como o “vizinho” de Cristina Ferreira, na estação de Paço de Arcos, e em 2020 mudou-se para a TVI.
Já conduziu vários reality shows, do “Big Brother 2020” ao “Big Brother – Duplo Impacto” ao lado de Teresa Guilherme e o “Big Brother 2021” juntamente com Manuel Luís Goucha. Depois de ter apresentado o “Big Brother - Desafio Final” no início deste ano, vem aí mais um “Desafio Final” apresentado por Cláudio Ramos, que deverá estrear no próximo ano, já que o “Secret Story 8” termina a 31 de dezembro.
Apesar de Cláudio Ramos ser uma figura pública, há várias curiosidades que provavelmente não sabe sobre o apresentador, desde a dieta para a sua forma física invejável aos vários livros que já escreveu, passando por já ter trabalhado numa linha telefónica erótica.
1. Os lençóis da cama têm de ser brancos e mudados diariamente
No "Dois às 10", na TVI, Cláudio Ramos confessou que não gosta de se deitar em lençóis já usados. “Eu mudo os lençóis e as fronhas da minha cama todos os dias, porque tem mesmo que ser”, disse.
Na entrevista a Cristina Ferreira para a revista “Cristina”, em novembro de 2023, o apresentador também revelou que os lençóis só podem ser de uma cor. “Só uso lençóis brancos”, adiantou. Além disso, não escondeu que dorme “sempre nu”.
2. Reza diariamente
Na rotina diária de Cláudio Ramos, há algo que não dispensa: rezar. “Todas as noites, antes de dormir, rezo. E todos os dias, quando acordo, agradeço”, partilhou. Para a revista “Cristina”, revelou que acredita que já viveu “milagres” e que sentiu “claramente a presença superior”.
Nas redes sociais, o apresentador não esconde que vai várias vezes ao Santuário de Fátima. “Vou muitas vezes ao longo do ano. Umas para pedir, mas muitas mais para agradecer. Agradecer muito e de há tempos para cá vou cada vez mais nesse sentido. No sentido de ser grato. Gosto de ir de noite, durante a semana. Prefiro ir a horas que não está muita gente, dias longe da confusão e fora de datas específicas. Parece que desta maneira Nossa Senhora tem mais tempo para mim. Para me escutar. Para conversar comigo”, partilhou Cláudio Ramos no Instagram a 13 de maio deste ano.
“Quando me perguntam porque vou tanto, não sei o que responder, porque se perguntam é porque não vão entender a resposta… mas a verdade é que gosto de escutar a paz daquele silêncio. Chego e fico ali. Observo ao longe, quieto, calado com as preces no pensamento e de vez em quando um murmurar baixinho. Volto aliviado. Limpo e com a sensação que fiz algo por todos os que tenho em mente”, continuou, acrescentando que o Santuário é “um lugar para se encontrar”, “para ser ouvido”, “para se ouvir”. “Um lugar onde recebe conforto. Encontra respostas. Gente que acredita e por isso, seguramente, é mais feliz. Eu sou muito mais feliz sabendo disto”, concluiu.
3. A dieta do apresentador
Aos 51 anos, Cláudio Ramos tem uma forma física invejável e há alguns segredos para isso. Além de se esforçar para ir ao ginásio frequentemente, há alguns alimentos que não entram na sua dieta, como fritos, refrigerantes, carnes vermelhas, leite, álcool, glúten e farinha branca.
“Todos os dias levo para o trabalho o meu sumo natural feito em casa: um sumo de frutas e vegetais crus. Como sempre ovos mexidos e pão de centeio ao pequeno-almoço”, contou à “TV Mais”.
Ao almoço, opta por “fruta, sopa com arroz e ovo”. “Antes de treinar como hidratos de carbono e depois do treino tomo proteína de clara de ovo ou de ervilha. Vou alternando entre estas duas”, explicou. Quanto ao jantar, a sua “última refeição”, “por norma, é entre as 19 e as 20 horas, para que fique pelo menos 12 horas sem voltar a comer”, disse.
4. Já trabalhou numa linha telefónica erótica
Em junho deste ano, num programa do “Dois às 10”, Cláudio Ramos partilhou com Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha que já trabalhou numa linha erótica, que se chamava “linha Bananas”.
A sua função era atender as pessoas. "Perguntava logo o que tinha vestido – e eu poderia estar a fazer outra coisa qualquer. Dizia: 'então, vá, tire o blazer. Não se sente mais à vontade?'. Eu não estava lá para fazer nada com as pessoas. Depois, entrava outra pessoa e a minha função era ligar uma pessoa à outra, numa sala privada, e estarem muito tempo numa chamada", contou.
"Não fazia nada de masturbações nem nada dessas coisas. Deus me livre!”, atirou. “Desde quando é que numa linha se faz isso?”, questionou Cristina Ferreira. “Só se faz isso. Numa linha erótica? Então tu telefonas para uma linha erótica para quê? Desapareceu agora com a pornografia da Internet, mas antes não havia tanto acesso. Já foi há tanto tempo”, esclareceu o apresentador.
5. Já escreveu 11 livros, um deles infantil
Cláudio Ramos já escreveu dez livros, nomeadamente “O Rapaz” (2024) “Eu, Cláudio” (2020), “Truques do Cláudio” (2017), “Equilíbrio” (2016), “O Amor Não é Isto” (2014), “Um Homem Com Estilo Vale Por Dois” (2013), "Valorize-se, Organize-se” (2013), “Geneticamente Fúteis” (2008), “Passeio das Estrelas” (2003), “Em Nome dos Homens” (2002) e o livro infantil “As Aventuras de Nocas” (2006).
Apesar de sonhar ser apresentador de televisão desde criança, agora o seu sonho não passa pelo pequeno ecrã. “O sonho da minha vida é viver de escrever e poder abrir um consultório onde oriento as pessoas”, revelou o apresentador no “Dois às 10” em agosto deste ano.