Daniela Ruah tornou-se mundialmente conhecida graças à série "Investigação Criminal: Los Angeles", que chegou ao fim após 14 temporadas, em maio de 2023. A atriz de 40 anos foi protagonista ao lado de nomes como LL Cool J, Chris O'Donnell e Eric Christian Olsen. Como seria de esperar, este foi um projeto que marcou muito a atriz, e, na cerimónia de abertura do Tribeca Festival Lisboa, que aconteceu na quinta-feira, 17 de outubro, Daniela Ruah abordou o assunto com carinho.
“Foram 14 anos. Foi agridoce. Já era a altura criativamente e acho que [depois disso] passámos todos por uma aventura diferente, mas por outro lado eles eram a minha família, são as minhas irmãs, são os meus irmãos, e custa não vê-los todos os dias”, disse a atriz. “Ficaram todos como família, não só o Eric, que é meu cunhado, mas ficaram mesmo todos família. Continuamos a falar, continuamos a ver-nos, a ligar nos anos e a ficar felizes uns pelos outros pelos sucessos de cada um, e cada pessoa acabou por seguir coisas diferentes”, acrescentou Daniela Ruah. A atriz casou-se com David Paul Olsen, irmão mais velho de Eric Christian Olsen, que fazia o par romântico de Daniela Ruah na série.
Por agora, com exceção de LL Cool J, que está em “NCIS: Hawaii”, todo o restante elenco seguiu outros caminhos. “A Renée, que fazia de Nell na série, também está a realizar, o Erik é produtor executivo de uma série da CBS que foi ele que construiu e o LL Cool J e o Chris O'Donnell já nem se fala”, confessou entre risos. “Ou seja, acabámos todos por seguir coisas ligeiramente diferentes da parte da representação mas todos com muita paixão e a fazer coisas novas, sem nunca completamente sair deste meio”, disse ainda.
E Daniela Ruah inclui-se neste grupo, uma vez que a atriz começou também a meter as mãos na parte da realização. Alguns episódios de “NCIS: Los Angeles” e de “NCIS: Hawaii”, assim como o telefilme da RTP “Contado por Mulheres”, têm a direção de Daniela Ruah, que se apaixonou por este mundo assim que entrou. “Eu nunca vou abandonar a parte da representação, é a minha paixão, o que eu adoro fazer. Mas conseguir levar aquilo que eu aprendi a representar para o lado da realização, para trás das câmeras, é algo que eu nunca pensei fazer”, explicou.
“De há uns anos para cá decidi experimentar na minha série, onde tinha um porto seguro, é a minha família e ninguém me ia deixar cair nem me iam deixar falhar, e aprendi muito. Foi a melhor altura para experimentar e apaixonei-me”, acrescentou Daniela Ruah. Daqui a poucos meses, em janeiro, a atriz volta a este mundo, ao realizar um episódio da série “The Equalizer”, que estreou em 2021 e conta com Queen Latifah no elenco principal (e que pode ser vista em Portugal no canal Star Channel).
No entanto, Daniela Ruah não quer parar por aqui. Quanto a trabalhos de representação, a atriz confirma que estão alguns a ser falados - mas nada confirmado ainda -, e que veio a Portugal em setembro fazer uma série com Leonel Vieira ["Vitória", uma coprodução RTP e HBO Espanha], mas o próximo passo é entrar no mundo da produção. “Quero fazer longas metragens minhas. Comprei direitos de livros e estou a tentar transformá-los agora em projetos”, revelou a atriz.