Daniela Ruah tornou-se mundialmente conhecida graças à série "Investigação Criminal: Los Angeles", que chegou ao fim após 14 temporadas, em maio de 2023. A atriz de 40 anos foi protagonista ao lado de nomes como LL Cool J, Chris O'Donnell e Eric Christian Olsen. Como seria de esperar, este foi um projeto que marcou muito a atriz, e, na cerimónia de abertura do Tribeca Festival Lisboa, que aconteceu na quinta-feira, 17 de outubro, Daniela Ruah abordou o assunto com carinho. 

“Foram 14 anos. Foi agridoce. Já era a altura criativamente e acho que [depois disso] passámos todos por uma aventura diferente, mas por outro lado eles eram a minha família, são as minhas irmãs, são os meus irmãos, e custa não vê-los todos os dias”, disse a atriz. “Ficaram todos como família, não só o Eric, que é meu cunhado, mas ficaram mesmo todos família. Continuamos a falar, continuamos a ver-nos, a ligar nos anos e a ficar felizes uns pelos outros pelos sucessos de cada um, e cada pessoa acabou por seguir coisas diferentes”, acrescentou Daniela Ruah. A atriz casou-se com David Paul Olsen, irmão mais velho de Eric Christian Olsen, que fazia o par romântico de Daniela Ruah na série.

Daniela Ruah na festa de abertura do Tribeca Festival Lisboa
Daniela Ruah na festa de abertura do Tribeca Festival Lisboa Daniela Ruah na festa de abertura do Tribeca Festival Lisboa créditos: Tribeca Lisboa

Por agora, com exceção de LL Cool J, que está em “NCIS: Hawaii”, todo o restante elenco seguiu outros caminhos. “A Renée, que fazia de Nell na série, também está a realizar, o Erik é produtor executivo de uma série da CBS que foi ele que construiu e o LL Cool J e o Chris O'Donnell já nem se fala”, confessou entre risos. “Ou seja, acabámos todos por seguir coisas ligeiramente diferentes da parte da representação mas todos com muita paixão e a fazer coisas novas, sem nunca completamente sair deste meio”, disse ainda.

E Daniela Ruah inclui-se neste grupo, uma vez que a atriz começou também a meter as mãos na parte da realização. Alguns episódios de “NCIS: Los Angeles” e de “NCIS: Hawaii”, assim como o telefilme da RTP “Contado por Mulheres”, têm a direção de Daniela Ruah, que se apaixonou por este mundo assim que entrou. “Eu nunca vou abandonar a parte da representação, é a minha paixão, o que eu adoro fazer. Mas conseguir levar aquilo que eu aprendi a representar para o lado da realização, para trás das câmeras, é algo que eu nunca pensei fazer”, explicou.

“De há uns anos para cá decidi experimentar na minha série, onde tinha um porto seguro, é a minha família e ninguém me ia deixar cair nem me iam deixar falhar, e aprendi muito. Foi a melhor altura para experimentar e apaixonei-me”, acrescentou Daniela Ruah. Daqui a poucos meses, em janeiro, a atriz volta a este mundo, ao realizar um episódio da série “The Equalizer”, que estreou em 2021 e conta com Queen Latifah no elenco principal (e que pode ser vista em Portugal no canal Star Channel).

No entanto, Daniela Ruah não quer parar por aqui. Quanto a trabalhos de representação, a atriz confirma que estão alguns a ser falados - mas nada confirmado ainda -, e que veio a Portugal em setembro fazer uma série com Leonel Vieira ["Vitória", uma coprodução RTP e HBO Espanha], mas o próximo passo é entrar no mundo da produção. “Quero fazer longas metragens minhas. Comprei direitos de livros e estou a tentar transformá-los agora em projetos”, revelou a atriz.