O rapper e produtor norte-americano Sean Combs, popularmente conhecido como Diddy ou Puff Daddy, foi detido num hotel em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em causa estarão as alegações de tráfico sexual e agressões sexuais de que está indiciado, que culminaram na sua detenção, depois de ser acusado em tribunal.

O procurador dos EUA em Manhattan, Damian Williams, confirmou-o em comunicado, citado pela "People". "Esperamos avançar para revelar a acusação de manhã [tarde em Lisboa] e teremos mais a dizer nessa altura", continuou. O artista está sob custódia federal, de acordo com fontes da Associated Press.

"Estamos desapontados com a decisão de avançar com o que acreditamos ser um processo injusto", acrescentou o advogado do rapper, Marc Agnifilo, em comunicado, citado pela mesma publicação. Diddy mudou-se para Nova Iorque em antecipação às acusações, mas, até à data, os procuradores não revelaram quaisquer detalhes sobre as mesmas.

Em março deste ano, as autoridades realizaram buscas em duas propriedades de luxo do artista, uma em Los Angeles e outra em Miami. As buscas foram realizadas por agentes federais do gabinete de Investigações e Segurança Interna como parte de uma investigação das autoridades federais de Nova Iorque.

Rapper Diddy pede desculpa após imagens de agressão a ex-namorada virem a público (VÍDEO)
Rapper Diddy pede desculpa após imagens de agressão a ex-namorada virem a público (VÍDEO)
Ver artigo

Nos últimos meses, Sean Combs também tem enfrentado vários processos judiciais relacionados com alegadas agressões sexuais, nomeadamente por parte de uma ex-namorada, a cantora Cassandra Ventura, mais conhecida como Cassie. A artista revelou que o ex-companheiro a sujeitou a mais de uma década de coerção por força física e drogas, além de a ter alegadamente violado em 2018.

Casandra Ventura conheceu Sean "Diddy" Combs quando tinha 19 anos e ele 37. O rapper contratou-a para a sua editora discográfica e começaram uma relação, que foi intermitente entre 2007 e 2018. A modelo processou o artista em 2023, acusando-o de violência doméstica, escravatura sexual e violação durante uma relação profissional e romântica de mais de dez anos.

Sean Combs é um dos produtores e artistas de hip-hop mais influentes das últimas três décadas, tendo construído um dos maiores impérios ligados a este género musical, uma vez que tinha sob a gestão da Bad Boy Records vários nomes conhecidos da indústria. É o caso de The Notorious B.I.G., Faith Evans, Mase ou Lil' Kim, por exemplo.O artista também venceu três Grammys.