Foi uma das mais prolongadas e mediáticas batalhas judiciais de Hollywood, mas parece que chegou ao fim: Brad Pitt e Angelina Jolie chegaram a acordo e estão oficialmente divorciados. Oito anos depois de ter iniciado o processo, os papéis foram assinados esta segunda-feira, 30 de dezembro, pondo fim a um casamento que marcou gerações.

Num comunicado citado pela "People", James Simon, advogado da atriz, destacou que este desfecho representa "apenas uma parte de um longo processo" que começou em 2016, quando a atriz pediu o divórcio. A artista está "exausta", mas sente-se "aliviada" pela conclusão do divórcio. Por outro lado, a equipa de Brad Pitt optou por não tecer comentários.

“"Há mais de oito anos, a Angelina pediu o divórcio ao sr. Pitt. Ela e as crianças deixaram todas as propriedades que tinham em comum com o Sr. Pitt", continua o advogado, citado pela mesma publicação, acrescentando ainda que, desde então, a atriz tem-se "concentrado em encontrar paz para a família".

Angelina Jolie pediu o divórcio a 19 de setembro de 2016, dois anos depois de se casar. A relação durou 12 anos e dela resultaram seis filhos com o ator: Maddox, Pax, Zahara, Shiloh e os gémeos Knox e Vivienne. Durante o processo, Brad Pitt conseguiu inicialmente a guarda partilhada dos filhos, mas acabou por abdicar da mesma alguns anos depois.

De Angelina Jolie a Jennifer Lopez. Tem de ver os looks destas 31 celebridades nos Governors Awards
De Angelina Jolie a Jennifer Lopez. Tem de ver os looks destas 31 celebridades nos Governors Awards
Ver artigo

O caso ganhou contornos mais polémicos em 2021, quando a revista "Rolling Stone" revelou detalhes de um relatório do FBI sobre uma alegada discussão a bordo de um jato privado em 2016. No voo, que ia de França para Los Angeles, Brad Pitt terá agredido a agora ex-mulher, empurrando-a contra um parede. 

Além disso, o ator terá deitado cerveja sobre a atriz, bem como sobre um cobertor com que esta se tapava, e ainda terá insultado os filhos. Em abril deste ano, enquanto o processo ainda estava a decorrer, Angelina Jolie veio frisar que este incidente não se tratava de um caso isolado – e o historial de abusos terá começado bem antes dessa viagem de avião, diz a CNN.

No meio do processo judicial, Angelina Jolie ainda foi processada pelo agora ex-marido por ter vendido, sem o seu conhecimento, a sua parte da empresa de vinho Miraval. Contudo, a atriz alegou que as negociações de venda que tentou com o ex-marido ficaram sem efeito, depois de este ter feito um pedido: assinar um acordo de confidencialidade e não falar publicamente sobre os abusos.

Apesar das inúmeras acusações mútuas e dos sucessivos avanços e retrocessos que prolongaram o processo durante oito anos, Angelina Jolie e Brad Pitt, que se conheceram em 2003 nas gravações do icónico filme "Mr. and Mrs. Smith", que estreou dois anos depois, encontra-se agora oficialmente divorciado.