A infanta Sofía vai deixar de estar na sombra da irmã. A filha mais nova do rei Felipe VI e da rainha Letizia está prestes a assumir o seu primeiro papel oficial na representação da coroa espanhola e, agora com 17 anos, a jovem vai ser a protagonista do novo concurso de fotografia organizado pelo Património Nacional, que vai ser intitulado à sua imagem.
O anúncio foi feito pelo próprio monarca espanhol, que atribuiu à princesa a responsabilidade de presidir o concurso e de entregar os prémios aos respetivos vencedores, diz o "La Vanguardia". Até à data, a Sofía tinha ficado à margem de eventos institucionais – pelo menos, sozinha –, tendo sempre acompanhado os pais ou a irmã nos seus deveres reais.
O concurso, denominado "Objetivo Patrimonio. Concurso de Fotografía Infanta Sofía", abrange três categorias: palácios e mosteiros, espaços naturais e obras de arte. Todos os maiores de idade e que vivam em Espanha podem participar, tendo até 30 de setembro para se candidatarem com as suas fotografias.
Os vencedores de cada categoria receberão um cartão duplo de acesso gratuito a todos os museus e propriedades geridos pelo Património Nacional. No entanto, a gala de entrega de prémios ainda não tem data marcada, continua a publicação espanhola. Sabe-se apenas que está programada para ser levada a cabo num dos locais reais geridos pelo Património Nacional, também.
Além do seu papel de peso no certame, a infanta Sofía está a concluir o primeiro ano de ensino secundário num colégio interno no País de Gales, a UWC Atlantic College. A filha dos monarcas espanhóis foi para o Reino Unido em agosto de 2023, onde iniciou a sua formação no mês seguinte, neste local onde também estudou a princesa herdeira, Leonor.
Depois de rumar até ao País de Gales para começar a sua formação de dois anos, essa não foi a primeira vez que Sofía visitou a UWC Atlantic College. Isto porque esteve presente, em maio do ano passado, na cerimónia de final de curso da irmã mais velha, que agora está na Academia Militar de Saragoça (AGM), a cumprir a formação militar.
Depois da sua passagem pela AGM, a futura rainha de Espanha irá passar um ano no navio-escola Juan Sebastián de Elcano, com o objetivo de aprender a velejar. Por fim, o seu percurso militar terminará na Academia Geral da Aeronáutica, em San Javier, em Múrcia. Esta formação militar intensa é semelhante àquela a que o seu pai foi submetido nos anos 80.
Desde a ascensão de Felipe VI ao trono, há quase uma década, a infanta Sofía tem sido uma figura incontornável da família real espanhola, ao lado dos seus pais, a irmã e os avós, o rei Juan Carlos e a rainha Sofía. De lembrar que a anterior monarca de Espanha foi internada de urgência, fruto de uma infeção urinária.