Neste sábado, 30 de novembro, dia em que estreia uma nova temporada do “Masterchef Portugal”, a versão britânica está envolvida em polémica. Gregg Wallace, o apresentador, está a ser acusado de tecer comentários racistas sobre um concorrente asiático em 2017. O homem de 60 anos terá feito “ruídos de kung fu”.

Ex de Magui Corceiro exige pagamento de 30 mil euros após escândalo de divulgação de imagens íntimas
Ex de Magui Corceiro exige pagamento de 30 mil euros após escândalo de divulgação de imagens íntimas
Ver artigo

Um ex-membro da produção revelou que Gregg Wallace fazia comentários “muito ofensivos” logo depois do concorrente sair do set de gravações e à frente da equipa técnica. Contudo, não os reportaram na altura devido a terem uma posição inferior. Esta polémica surge durante uma investigação sobre o comportamento do homem enquanto conduziu o formato, de 2005 a 2022, sendo que deverá ser afastado do programa, segundo a BBC.

13 pessoas, incluindo a apresentadora Kirsty Wark, que participou no “Masterchef Celebridades”, em 2011, queixaram-se da conduta do apresentador, que foi acusado de tirar a camisola à frente de uma funcionária, dizendo que queria “fazer-lhe um desfile de moda”, e de falar da sua vida sexual a outras pessoas, insinuando a uma colega que não estava a usar boxers por baixo das calças. Kirsty Wark contou ainda que, em duas ocasiões, Gregg Wallace contou histórias e piadas de "natureza sexual" em frente aos concorrentes e à equipa.

Alguns amigos do apresentador associam esta conduta a uma condição secreta de autismo, segundo revelou o “Daily Mail”, já que, apesar de nunca ter sido diagnosticado, o homem apresenta “todos os sintomas clássicos”. “Por vezes, ele não interpreta claramente as expressões faciais e os tons de voz, pelo que não consegue decifrar como é que uma pessoa está a reagir ao que está a dizer. Mas não há como negar que ele é um tipo bom e honesto”, disseram.

A produtora do formato, Banijay UK, abriu uma investigação a Gregg Walace, que estará a cooperar. A BBC começou a investigá-lo no verão, depois de ter tido conhecimento das acusações. O apresentador já se pronunciou nas redes sociais. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que entraram em contacto e mostraram o seu apoio. É bom da vossa parte. Muito obrigada”, disse.

O caso está a revoltar também figuras públicas, como Rod Stewart, que descreveu Gregg Walace como um “bully mal-educado” e revelou que este “humilhou” a sua mulher, Penny Lancaster, quando esta participou no “Masterchef Celebridades” em 2021. O apresentador também terá sido avisado pela BBC, depois de ter sido retirada uma queixa sobre ele em 2018 no programa “Impossible Celebrities”.