O ator e comediante britânico Russell Brand foi formalmente acusado pela Polícia Metropolitana de Londres de múltiplos crimes sexuais, que terão ocorrido entre 1999 e 2005, e envolvido quatro mulheres.

Carloto Cotta vai ser julgado por violação e sequestro "nos próximos dias". Ator abdicou da fase de instrução
Carloto Cotta vai ser julgado por violação e sequestro "nos próximos dias". Ator abdicou da fase de instrução
Ver artigo

A investigação teve início em setembro de 2023, após denúncias que surgiram de uma investigação jornalística conjunta, obra do programa "Dispatches", do Channel 4, e do jornal "The Sunday Times". A Polícia Metropolitana de Londres iniciou uma investigação de 13 meses, resultando nas atuais acusações formais, segundo a revista "People".

Uma agressão sexual em 2001, uma violação oral e uma agressão sexual em 2004, e outra agressão sexual entre 2004 e 2005 são as alegadas ofensas, que terão ocorrido em locais como Bournemouth e Westminster, Londres.

Brand, de 49 anos, foi casado com a cantora Katy Perry entre 2010 e 2012. Agora, nega todas as acusações, afirmando que todas as suas relações foram consensuais. Deverá comparecer no Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, a 2 de maio de 2025.

Neste momento, as autoridades estão a encorajar outras possíveis vítimas ou qualquer pessoa com informações relevantes sobre o caso a entrar em contacto, assegurando apoio especializado através de organizações como a Rape Crisis, de acordo com a "Variety".

Estas acusações surgem numa altura em que Russell Brand, conhecido pela sua presença mediática e carreira em Hollywood, se tem concentrado em construir uma plataforma online centrada no bem-estar e em teorias da conspiração.