Sabe porque é que Nicole Kidman acorda às 3 horas da manhã? Não, não tem nada que ver com jet lag nem com insónias. A resposta é inesperada — e está ligada ao lado mais criativo (e íntimo) da atriz, que falou sobre este hábito durante uma conversa no Festival de Cannes, este domingo, 18 de maio, pouco antes de ser distinguida com o 10.º prémio Women in Motion.

"Faço sessões de escrita às 3 da manhã", revelou a atriz. "Acordo e escrevo qualquer coisa — pode ser um sonho, algo que esteja a circular na minha cabeça, na minha vida ou no meu coração naquele momento", acrescentou, descrevendo os momentos que acontecem de madrugada como sendo quase mágicos, segundo a "Hello!".

"Acho que as 2 ou 3 da manhã são horas muito, muito férteis para as coisas acontecerem, porque estamos num estado ligeiramente afastado da realidade, mas os sonhos e o nosso inconsciente estão muito presentes", continuou, dizendo que, apesar deste hábito, não tem, para já, planos de se lançar na coautoria de um projeto. "Digo sempre que não, e depois dou por mim a mudar de ideias", admitiu.

Nicole Kidman e Sandra Bullock estão de volta a um dos filmes mais icónicos dos anos 90
Nicole Kidman e Sandra Bullock estão de volta a um dos filmes mais icónicos dos anos 90
Ver artigo

Nicole Kidman nunca escondeu a paixão pelo processo criativo e tem sido uma voz ativa em defesa das artes. Gosta de trabalhar com realizadores novos e abrir espaço para quem está a começar na indústria – e é ela própria uma das atrizes de Hollywood mais bem sucedidas da sua geração.

Ao longo de mais de três décadas de carreira, Nicole Kidman construiu um currículo impressionante, marcado por escolhas arrojadas e interpretações memoráveis. Venceu o Óscar de Melhor Atriz com "As Horas" (2002), onde deu vida à escritora Virginia Woolf, e soma ainda seis Globos de Ouro, dois Emmys e um BAFTA, entre muitos outros prémios.