Depois de ter estado internada em Portugal, Betty Grafstein foi transferida para uma unidade de cuidados continuados em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde tem permanecido nos últimos três meses. Agora o seu estado de saúde ter-se-á agravado e a joalheira “está numa ala específica, em que, basicamente, recebe cuidados paliativos". "Perdeu a mobilidade e o corpo começou a ficar coberto de escaras (...). Também tem cada vez mais estados de confusão mental”, revelou uma fonte à revista "TV Guia".
Desde abril, mês em que foi internada na sequência de uma alegada queda, que a ainda mulher de José Castelo Branco vive um período de turbulência. Enquanto estava internada na CUF Cascais, denunciou o marido por maus tratos, tendo a queixa resultado numa acusação de violência doméstica.
Neste momento, os mais próximos acreditam que a empresária já não deverá regressar ao seu apartamento, situado numa das principais avenidas da cidade de Nova Iorque. “A Betty estava muito habituada a sair, continuava a ter uma vida social e agora está confinada à clínica, a uma cama e ao momento em que as visitas possam, ou não, aparecer. Ora, isso não deixa de ser uma realidade dolorosa (...). Vê-la ali sozinha dá dó”, lamentou uma fonte próxima à mesma revista.
A 1 de agosto, deu entrada na justiça portuguesa o pedido de divórcio litigioso iniciado por Betty Grafstein. A joalheira e o socialite estão casados há 28 anos.