A atriz que deu vida à rainha Isabel II nas primeiras temporadas da série da Netflix "The Crown" viveu, entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, momentos de terror e angústia que a deixaram com graves sequelas ao nível emocional. Claire Foy foi perseguida e ameaçada por Jason Penrose, um homem que tinha como objetivo, como foi revelado em tribunal esta quinta-feira, 3, namorar com a atriz.

Stalking: um crime real entre pessoas reais
Stalking: um crime real entre pessoas reais
Ver artigo

Penrose, 49 anos, chegou a violar duas vezes a ordem de restrição determinada pela justiça, que o obrigava a manter-se afastado de Claire Foy, tendo não só descoberto a casa da atriz como tocado à campainha várias vezes e dito a frase: "Sou eu, o Jason, estou cá fora".

Os pormenores do julgamento, que terá a próxima audiência a 28 de novembro, têm sido revelados pela imprensa britânica e são assustadores. De acordo com o "Daily Mail", ao longo de um ano, Penrose enviou mais de 1000 emails com conteúdo explícito para a agente de Claire Foy, num dos quais fazia referência à intenção de violar a atriz.

De acordo com os documentos apresentados em tribunal, "todos os aspectos da sua vida" foram afetados por esta perseguição. Claire Foy chegou a implorar a amigos que não a marcassem em fotos nas redes sociais, para impedir que Penrose descobrisse a sua localização.

Varinder Hayre, procurador do Ministério Público, afirmou em tribunal que Claire Foy foi alvo de um comportamento obsessivo, indesejado e contínuo por parte de Penrose. "Mr. Penrose dizia que estava interessado nela de forma romântica e que ela gostaria de protagonizar um filme que ele planeava fazer."

O primeiro contato de Penrose com a estrela da série "The Crown" aconteceu através da agente da atriz. O homem dizia ser um guionista com um acordo de 20,5 milhões de euros com os estúdios Warner Brothers, que queria que Claire Foy protagonizasse o seu filme de ficção científica.

Claire Foy deu vida à rainha Isabel II nas primeiras temporadas de
Claire Foy deu vida à rainha Isabel II nas primeiras temporadas de "The Crown"

O procurador do Ministério Público britânico revelou ainda, na sessão de tribunal desta quinta-feira, 3, que, nos emails enviados para a agente da atriz, além de ameaças de violação, existiam também fotos de Penrose em vários hotéis e locais de Camden, em Londres.

O homem também chegou a contactar o ex-namorado da atriz através de mensagens de telemóvel. "Ela temeu pela sua vida e pela vida da filha", disse ainda o procurador. "Ela tem dificuldades em dormir e vive com medo na própria casa. Sente que a liberdade que tinha antes de ser contactada por Penrose desapareceram". Claire Foy é mãe de Ivy Rose, de 7 anos, fruto da relação com o também ator Stephen Campbell Moore.

A pena máxima para o crime de stalking no Reino Unido é de dez anos de prisão.