Captada pelo fotojornalista Evan Vucci, mostra Donald Trump com o punho no ar, rodeado de seguranças, enquanto o sangue lhe escorre pela cara, e com a bandeira os Estados Unidos da América como pano de fundo. Será uma forte candidata a fotografia do ano.
Mas, afinal, quem é Evan Vucci? Nascido em Onley, Maryland, nos Estados Unidos da América, é fotojornalista há 24 anos. Atualmente, trabalha para a Associated Press e está sediado em Washington, D.C.. Aos 47 anos, já fez fotografia e vídeo um pouco por todo o globo.
Evan Vucci garante que "sabia que era um momento na História americana que tinha de ser documentado". Fotografa Trump há anos e já fez "centenas" de comícios com o antigo presidente. Mas desta vez foi diferente. "Soube imediatamente que era um tiroteio", afirmou.
O fotojornalista disse que percebeu o significado do momento depois de ouvir "vários estrondos" por cima do ombro esquerdo. "Olhei para o palco e vi vários agentes dos Serviços Secretos a correrem em direção ao presidente Trump", relatou, em vídeo, para a "Associated Press".
"Na minha cabeça, tudo aconteceu muito depressa", explicou. Acabou por se dirigir para mais perto do palco para conseguir captar o sucedido de vários ângulos. Foi assim que conseguiu a imagem mais falada do momento. "É o nosso trabalho enquanto jornalistas fazer isto", concluiu.
Donald Trump sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício em Butler, na Pensilvânia. Foi atingido na orelha direita, depois de terem sido disparados pelo menos oito tiros. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas. O autor do tiroteio foi abatido.