O primeiro torneio solidário de ex-concorrentes de reality shows em Portugal está a chegar. Com o intuito de angariar comida e bens essenciais para quem esteja em situações familiares mais complicadas, Miguel Leitão, coordenador de conteúdos e equipas do “Big Brother”, organizou este evento solidário para conseguir obter o maior número de produtos possíveis, sendo a entrega de bens a maneira de entrar no recinto no dia do torneio solidário.
O jogo começa às 15 horas de sábado, dia 25 de novembro, e vai decorrer no Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, Leiria, que tem capacidade para mais de 800 pessoas. A iniciativa, que surgiu numa conversa informal com José Carregal, ex-concorrente do reality show “O Triângulo”, depressa se tornou numa conversa séria com pernas para andar. “Dou sempre valor a iniciativas de partilha e solidariedade. Como coordenador do 'Big Brother' e responsável pelo projeto MIKAS [um palhaço que arranca sorrisos às crianças em hospitais], senti que deveria avançar”, disse Miguel Leitão à MAGG.
A entrada no recinto é gratuita, mas pede-se a quem quiser comparecer que leve produtos alimentares, como leite, arroz, massas, azeite, óleo, conservas, bolachas ou cereais, sem precisar de levar qualquer tipo de valor monetário.
“Tenho como principais objetivos humanizar, responsabilizar e reforçar o papel social dos ex-concorrentes de reality shows. Estas iniciativas chegam a milhares de jovens e cabe-nos a nós proporcionar este tipo de eventos”, disse Miguel Leitão. Para já, estão confirmados alguns ex-concorrentes do “Big Brother 2022”, “O Triângulo” e “Big Brother 2023”, mas o convite estende-se a todos os que já passaram pelos reality shows da TVI.
Quem não quiser jogar mas quiser comparecer no evento, pode sempre ajudar na organização. “Não há convite formal, foi tudo boca a boca. Todos são bem vindos”, disse. No final do torneio, vai haver uma zona onde os fãs podem tirar fotografias com os ex-concorrentes, receber autógrafos e conversas com todos os presentes. Além disso, haverá também “muitas surpresas”. “Afinal, trata-se de um evento de partilha”, disse o coordenador de conteúdos.
Para além de Miguel Leitão e José Carregal, também vários jovens se voluntariaram para ajudar na organização do evento, que já começou a ser preparada.