Depois de Diogo Alexandre se ter sagrado o grande vencedor do “Secret Story 8” na terça-feira, 31 de dezembro, a casa mais vigiada do País voltou a encher-se de ex-concorrentes no dia seguinte para o “Secret Story – Desafio Final”, conduzido por Cláudio Ramos. O vencedor leva para casa um prémio de 20 mil euros.
Da mais recente edição, há quatro nomes: Rita Almeida e Afonso Leitão – que deixaram os namorados, Marcelo e Jéssica, respetivamente, cá fora –, Flávia Monteiro (Nufla) e Patrícia Carvalho, que tinha saído na segunda semana do reality show.
Do “Big Brother 2024”, entrou David Maurício (que também participou no “Dilema” como capitão, onde protagonizou várias polémicas com a ex-namorada Daniela Ventura), Gabriel Sousa e Inês Morais, a vencedora desta edição. Já do “Big Brother 2023” entrou Ossman Idrisse e Catarina Esparteiro.
Também há uma concorrente do “Big Brother 2020”: Iury Mellany. Além destes, regressam Nuno Jesus e Cláudio Alegre do “Secret Story 6”. O primeiro também entrou no “Desafio Final – Tudo ou Nada”. O vencedor do “Secret Story 7”, Tiago Rufino, também voltou aos reality shows. Na sua edição, entrou com o agora ex-marido, Luan Tiófilo.
A veterana Joana Diniz também é uma das concorrentes do “Secret Story – Desafio Final”. Este é o seu sexto reality show, depois de se ter popularizado no “Secret Story 4”, em 2013, e ter participado no “Desafio Final 2”, em 2014, no “Desafio Final 3", em 2015, n’ “A Quinta: O Desafio”, em 2016, e no “Big Brother – Duplo Impacto”, em 2021. Joana Diniz está recém-divorciada de Flávio Miguel, que está atualmente numa relação com Jéssica Maria, ex-concorrente da terceira edição do “Secret Story”.
David Diamond, do “Dilema”, e Teresa Silva, do “Big Brother 2020” e do “Big Brother – Duplo Impacto”, também entraram no programa, mas são capitães e não concorrentes. Esse é precisamente o segredo da semana: “os capitães não são concorrentes”.
A equipa de David Diamond, a amarela, é formada por: Joana Diniz, Inês Morais, Gabriel Sousa, Nuno Jesus, Iury Mellany, Rita Almeida, Afonso Leitão e Ossman Idrisse. A equipa de Teresa Silva, a vermelha, é composta por: Daniela Santos, Tiago Rufino, David Maurício, Nufla, Patrícia Carvalho, Cláudio Alegre e Catarina Esparteiro.