Vasco, um fã de Conan O'Brien, participou no podcast "Conan O'Brien Needs a Friend" e tentou 'vender' Portugal ao humorista norte-americano. Mas, cada vez que explicava uma característica do País, desde as mais antigas fronteiras até Cristiano Ronaldo, Conan não ficava convencido. O resultado foi uma conversa hilariante, cheia de piadas sobre o "estoicismo" dos portugueses e também sobre peixe.

O fã português do apresentador foi o convidado da rubrica "Conan needs a fan" e respondeu a algumas perguntas de Conan e da sua equipa. Depois de Vasco apontar Cristiano Ronaldo como um dos nomes sinónimo de Portugal, o apresentador norte-americano quis saber se CR7 costuma andar na rua, "a comprar revistas e carne seca no quiosque", o que o seu fã negou. "Ele viveu num condomínio com a família toda", explicou o português, que trabalha na indústria de videojogos.

"Somos melancólicos, estóicos e sérios", explicou Vasco, ao que Conan O'Brien, de forma hilariante, respondeu, ao estilo slogan: "Portugal, venha pelo estoicismo! Fique pelas fronteiras definidas!". O fã do apresentador norte-americano desafiou-o ainda a criar alguns estereótipos sobre os portugueses. Matt O'Brien, um dos elementos da equipa de Conan, pergunta a Vasco se o vinho do Porto não é um produto típico de Portugal, ao que Vasco responde que é "uma invenção dos ingleses" (teoria que, de resto, é contestada por vários especialistas neste vinho fortificado).

Depois, Conan quer saber quais as especialidades gastronómicas. "Temos comida muito boa. O principal é mesmo peixe", diz Vasco, o que gera comentários hilariantes de Conan O'Brien. "Na Grécia partimos pratos, bebemos ouzo, em Itália comemos massa. Portugal. Fronteiras definidas. Estoicismo. Peixe". O português continua, dizendo que, como o peixe português "é tão bom", não é condimentado com muitas especiarias. "Ah, o sabor delicado de peixe sem tempero!", brinca Conan O'Brien.

Depois, Vasco fala ainda sobre o "gosto por doces" dos portugueses, descrevendo pastéis de nata como "tartes de ovo" e referindo, erradamente, que levam açafrão. "É massa filo crocante, como um queque. É muito estaladiça, leva muita manteiga, o recheio é cremoso, com um toque de limão, talvez um pouco de açafrão. Eles cozinham-no para que fiquem queimados por cima e servem-se com canela por cima", explica Vasco.

Conan O'Brien diz que o nome tem de ser mudado para que possam servir pastéis de nata no Dia das Bruxas. Conan quer saber se, em Portugal, é celebrado o Halloween e Vasco diz que sim, porque foi "herdado dos americanos". O apresentador e humorista diz que isso é bom. "Se um miúdo não receber uma tarte de ovo, pode sempre deixar um peixe naquela casa".

Oiça aqui a conversa completa